ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Museu da Imagem e do Som realiza mostra de filmes sobre Mazzaropi

Bruno Chaves | 04/09/2013 10:42

Entre os dias 9 e 13 de setembro, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza a Mostra Mazzaropi no MIS (Museu da Imagem e do Som). As exibições são gratuitas, acontecem sempre às 19h e fazem parte do projeto CineMIS.

A mostra exibirá produções importantes da carreira de um dos maiores personagens do cinema brasileiro. A curadoria do projeto é de Pietro Luigi. Amácio Mazzaropi (1912-1981) iniciou a carreira no teatro na década de 1940 encenando peças no interior de São Paulo com a Troupe Mazzoropi.

O primeiro filme de Mazzaropi foi lançado em 1952: Sai da Frente, pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Segundo a assessoria de imprensa da fundação, o cinema produzido por Mazzaropi era voltado para a cultura popular, direcionado para as grandes massas que se identificavam com a linguagem criada pelo artista.

As produções eram conhecidas por mesclarem a comédia pastelão com elementos da cultura regional, sua personagem de maior sucesso era a figura do caipira, o Jeca.

Os filmes escolhidos para a Mostra cobrem três décadas da produção do cineasta: desde a década de 1950, o início da carreira (A Carrocinha e Jeca Tatu), passando por 1960 (O Lamparina) até 1970 (Betão Ronca Ferro e Jeca contra o capeta).

Confira a sinopse dos filmes:

9 de setembro - O Lamparina

Bernardino é um pacato homem do campo que para não se defrontar com o bando de cangaceiros de Zé Candiero acaba se disfarçando e é confundido com um deles. Incrementando a farsa em que se encontrou, faz sua família passar por seu bando e acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros onde o "destemido" Lamparina vai ter que mostrar ser uma "cabra valente" de verdade. Depois de passar um ano na cadeia, assusta os habitantes da cidade de Sororóca que pensavam que estava morto e que agora é uma "assombração".
Direção: Glauco MirkoLaurelli (Comédia, 104 min., 1964).

10 de setembro - Betão Ronca Ferro

A filha de um empregado de circo casa-se com um jovem muito rico contra a vontade da família dele. O pai dela acaba pegando um dinheiro emprestado com a família do genro e compra o circo onde trabalhava, passando a perambular de cidade em cidade.
Direção: Geraldo Afonso Miranda (Comédia, 100 min., 1970).

11 de setembro - Jeca contra o capeta

A história do filme se passa numa cidadezinha em que um bandido famoso é morto e as suspeitas de assassino caem sobre o filho de Mazzaropi. Agora ele tem que provar que não é o malfeitor, mas muita confusão vem por ai, já que uma lei do divórcio a ser aprovada ronda a cidade e uma velha amiga de Mazzaropi o obriga a assinar os papeis de divórcio com a sua esposa para se casar com ela, fazendo chantagem, pois o seu filho está nas mãos dessa mulher, que no filme é uma bela e rica mulher.
Direção: Pio Zamuer, Amácio Mazzaropi (Comédia, 97 min., 1975).

12 de setembro - A carrocinha

Procurando uma forma de se livrar da cadelinha de estimação de sua mulher, o prefeito de uma cidadezinha do interior promove Mazzaropi a “Chefe da Carrocinha”. É o suficiente para ele apronte suas trapalhadas e vire o inimigo número 1 da cachorrada. O que ele não esperava era ficar apaixonado por uma caipira que protege os animais.
Direção: Agostinho Martins Pereira (Comédia, 98min., 1955).

13 de setembro - Jeca Tatu

Jeca é um roceiro preguiçoso de dar dó, mas esta preguiça está com os dias contados, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Agora ele vai usar todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra. Um clássico da filmografia de Mazzaropi. Às vezes engraçado, em outros momentos de uma beleza tocante, ele trata com muita singeleza a figura do homem do campo e a questão da reforma agrária neste filme que é uma declarada homenagem do Mazza ao conterrâneo Monteiro Lobato.
Direção: Milton Amaral (Comédia, 95 min., 1959).

Serviço - O projeto CineMIS Mostra Mazzaropi acontece de 9 a 13 de setembro no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Os filmes serão exibidos sempre às 19h e a entrada é franca. Informações pelo e-mail mis@fcms.ms.gov.br e pelo telefone 3316-9178.

Nos siga no Google Notícias