ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Neto de Manoel de Barros gravar documentário sobre o chamamé

Anny Malagolini | 29/03/2014 07:38
Maurício Brito, um dos entrevistados (Foto: Marcos Ermínio)
Maurício Brito, um dos entrevistados (Foto: Marcos Ermínio)

As lembranças da infância do cineasta Lucas, que leva o sobrenome do avô, o poeta Manoel de Barros, estão em volta do chamamé, música que nasceu na Argentina, mas que é a trilha sonora de Mato Grosso do Sul e agora ganha mais um filme.

“Ao som do Chamamé” começou a ser gravado em janeiro, em Corrientes, na Argentina, cidade que deu origem a música e que promove todos os anos o festival do Chamamé, o maior do estilo. O evento atrai pessoas de vários cantos do mundo e, claro, para se falar dessa música, era imprescindível que as gravações começassem por lá. “A ideia é fazer a ponte entre a música, como surgiu e como veio pra cá”, conta Lucas.

O roteiro foi escrito em 2012, após o apoio de um patrocinador, que gostou da ideia de mostrar o Brasil que foge do samba. O documentário é construído com imagens de shows, artistas e bailes. “Mostra o País sem o vínculo frequente com o samba, para também mostrar outras culturas”, explica o cineasta.

Nascido e criado na capital, desde 1998, hoje ele mora em Florianópolis, em Santa Catarina, mas a família ainda vive em Campo Grande. Na Capital, a casa do cineasta serviu de locação, assim como o clube "Bom Demais", que apresenta na sua programação o estilo.

Artistas como Gregório, Luciana "Chamamezeira", Davi Junior - músico de origem terena, e Maurício Brito, foram entrevistados e terão participação no trabalho. Dino Rocha, um mestre no assunto, teria espaço também, mas por problemas de saúde não concedeu entrevista.

A equipe também passou pelo Rio Grande do Sul antes de chegar a Campo Grande e a ideia é estrear o filme no festival de Corrientes, que vai acontecer 10 a 18 de janeiro de 2014, a convite pela organização do evento. E claro, inserir a produção no circuito de festivais do País, e quem sabe, trazer enfim a Mato Grosso do Sul.

Noite de gravação em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Noite de gravação em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias