ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

ONG que comprou Cine Cultura de "porta fechada" investe bem longe daqui

Anny Malagolini | 08/11/2013 06:55
Entrada do Cine Cultura. (
Entrada do Cine Cultura. (

O Cine Cultura foi fechado em 2010, mas quem costumava frequentar o espaço em Campo Grande nunca se conformou e em 2012 até criou uma página no Facebook “Volta Cine Cultura”. Não teve jeito, para conseguir algo parecido agora, será preciso começar do zero. O projeto foi comprado pela ONG “Nelito Câmara” e funciona em Ivinhema, uma cidade de 21 mil habitantes a 284 quilômetros da Capital. 

Quando o pai faleceu, Ricardo Câmara, de 38 anos, quis homenagear o ex-deputato Nelito Câmara continuando o trabalho em uma ONG. Entre os investimentos, a organização mantém a cultura como meta e desde 2008 vem incentivando o cinema na pequena cidade, uma exceção no interior de Mato Grosso do Sul.

Sem interessados em Campo Grande, o Cine Cultura foi vendido pelo dono do espaço alternativo, o empresário Nilson Rodrigues. A entidade levou a ideia de "portas fechadas" e fixou o projeto no interior. Com ajuda de patrocinadores e investidores, a ONG comprou todo o maquinário e estrutura, desde cadeiras, carpete e acervo, tudo por R$ 100 mil.

"Fui atrás de interessados e conseguimos comprar, mas não levamos o nome, apenas os equimentos", explica Ricardo. Em Ivinhema, o cinema foi rebatizado como “Cinelito”. Filmes comerciais também são exibidos, aos finais de semana. De segunda a quinta, o lugar continua com a proposta original, que é exibir produções “cult”, fora do circuito, garante Ricardo. Os ingressos custam R$ 12,00 e a capacidade e espectadores por sessão é de 88 pessoas.

Boa surpresa - Ivinhema surpreende pela vontade de movimentar o cinema. Neste ano, apresenta já a 10ª edição do “Festival de Cinema do Vale do Ivinhema”, de 10 a 17 de novembro.

A mostra nasceu em uma escola, no ano 2000, ganhou notoriedade e, além de produções locais, criadas por estudantes, o evento também recebe documentários, longas e curtas filmados no Brasil. 

O professor de Língua Portuguesa e produção de texto, Leonimar Bacchiegas, de 39 anos, foi quem começou o burburinho. Ele conta que a príncipio quis criar um canal, para que os alunos começassem a ler. “Queria que tivessem mais contato com a linguagem técnica do cinema, era uma maneira de estimulá-los, a se interessar pela leitura”, explica.

Apreciador da arte, mas sem entendimento técnico, Leonimar conta que entrou no mundo do cinema junto com alunos. “Mostrava cinema, mas tinha viés comercial. Fui mostrando a arte, com discussão mais cabeça, mas com a sabedoria de um cinéfilo, apenas”.

Os alunos começaram a criar curtas, com produções simples, e o projeto foi ganhando respeito dos educadores, que viram na atividade o aumento do interesse pelos estudos.

O festival cresceu e ganhou apreciadores e colaboradores. Em 2008, além das produções escolares, ele teve exibições e estreias nacionais.

Neste ano a programação, tem homenagem a violeira Helena Meirelles, com o documentário “A Dama da Viola”. A produção foi gravada na cidade. Outra produção que será exibida é o filme “Palavra Cantada”. Também tem oficinas de introdução ao cinema, desde técnicas utilizadas na construção de um roteiro. 

Confira a progração do festival aqui

Nos siga no Google Notícias