ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

THCine levanta debate sobre legalização da maconha com exibição de documentário

Será exibido a produção de Rodrigo Mac, "Cortina de Fumaça"

Thaís Pimenta | 26/04/2018 16:58
Cena do filme documentário "Cortina de Fumaça", que será exibido hoje no MIS. (Foto: Divulgação)
Cena do filme documentário "Cortina de Fumaça", que será exibido hoje no MIS. (Foto: Divulgação)

Acontece hoje, às 19h, exibição do documentário “Cortina de Fumaça”, do diretor Rodrigo Mac Niven, no Museu da Imagem e do Som, em Campo Grande. A iniciativa é do Clube do Cineclube, tradicional projeto do circuito audiovisual, assumido nesta semana pelo projeto THCine, que faz parte do coletivo de Marcha da Maconha. A entrada é franca e há classificação indicativa de 16 anos.

O documentário de 88 minutos apresenta depoimentos de profissionais brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas do conhecimento, como médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis.

Fala ainda sobre a relação entre o ser humano e as drogas psicoativas; revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias; discute a situação particular da Cannabis sp. (maconha), seu uso industrial e medicinal; levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionista e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.

De acordo com o coletivo, a intenção é propor um debate sobre o tema da legalização das drogas, reproduzindo curtas e longas que tratem sobre a descriminalização, legalização, cultura e ciência envolvendo a planta da cannabis, para levar informação por meio do cinema em diversos pontos da cidade! 

As atividades do THCine foram iniciadas em 2013 após a participação de seus respectivos membros no encontro Cúpula Canábica, parte da programação do Rio +20, um dos maiores eventos ambientalistas do mundo. Deste encontro surgiu o Coletivo Gramado, que dentre outras atividades, passou a organizar sessões cineclubistas em torno da questão do antiproibicionismo da Cannabis no país.

Serviço - O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. 

Fernando Henrique Cardoso é um dos entrevistados no documentário Cortina de Fumaça. (foto: Divulgação)
Fernando Henrique Cardoso é um dos entrevistados no documentário Cortina de Fumaça. (foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias