ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

É tanto traidor por aí, que rua com nome de peixe já virou piada para moradores

Thailla Torres | 24/05/2017 07:35
Apesar da curiosidade, os moradores não pensam em mudar de nome.
Apesar da curiosidade, os moradores não pensam em mudar de nome.

A Rua Traíra tem cerca de um quilômetro e meio no Jardim Perpétuo Socorro. O nome já foi alvo de desconfiança de quem chegou ali há algum tempo, mas atualmente parece nem incomodar os moradores. A curiosidade rende histórias e até piadas entre quem mora ali.

Apesar de também ter virado adjetivo, os moradores lembram que a rua homenageia um peixe, por conta da proximidade da região com o córrego Bálsamo. “Tem a rua que chama Tilápia também. Criançada quando era pequena ficava pescando na beira”, conta Ermínia Arce, de 62 anos.

A casa onde vive com a família, sem muros, é a mesma desde que chegou no bairro, há 20 anos. A placa com nome da rua é o único detalhe da fachada, mas que ela jura nunca ter incomodado. “Nunca vi problema, a gente aqui é de confiança. Eu já muita gente falando, mas o nome não tem nada demais”, diz.

Seu Rafael diz que já percebeu olhar desconfiado no banco. (Foto: Marcos Ermínio)
Seu Rafael diz que já percebeu olhar desconfiado no banco. (Foto: Marcos Ermínio)

O irmão, Rafael Arce, de 64 anos, trabalhador rural, jura que já enfrentou constrangimento no banco. “A gente fala que mora na Rua Traíra e a pessoa até pergunta se é isso mesmo. Acho que algumas pessoas acham ruim porque associa ao traidor, mas isso não tem nada a ver”, desabafa.

Ele acredita que quem nasceu numa vida urbana, dificilmente conhece a história do peixe. “Tem gente que nem sabe que existe um peixe com esse nome, então acaba pensando besteira”.

Com tanta deslealdade no mundo, a discussão mostra a que ponto chega a vergonha diante de tantos escândalos, o que causa indignação a alguns moradores. “Traidor é o político e a gente que leva a piada pra casa. Quando o povo fala que mora na rua traíra, sempre tem uma conversa, acho que por isso ninguém gosta”, diz Fabrício Nunes, de 23 anos que mora na rua desde a infância.

Se a rua fosse dele não nega que batizaria com um nome mais inspirador. “Melhor seria ter o nome de alguém importante né”, diz.

Genilda se sente traída pela escolha do nome e situação da rua.
Genilda se sente traída pela escolha do nome e situação da rua.
Nome é homenagem a um peixe, mas poucos sabem.
Nome é homenagem a um peixe, mas poucos sabem.

Pior do que nome de batismo é a situação da rua. "Me sinto é traída por essa rua de tão ruim. E traidor é a prefeitura de deixar isso daqui do jeito que está, já não basta o nome, ainda temos que cair nos buracos", diz Genilda da Silva Oliveira, de 52 anos.

Quando ela chegou no endereço, eram poucas as residências, o nome segunda ela também nunca incomodou. Mas conta que que a história já sobrou até para as mulheres. "Diziam que era esse nome porque essa era a rua das mulheres traídas, mas não sei da onde esse povo tirou isso, eu nunca fui traída", diz.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias