ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Em Dia de São Lourenço, folclore é que fogo só apaga com chuva

Folclore existe por conta da forma que ele morreu, por isso, a segunda-feira é de celebração em igreja da Capital

Lucas Mamédio | 10/08/2020 07:47
São Lourenço foi morto assado em uma grelha (Foto: Reprodução)
São Lourenço foi morto assado em uma grelha (Foto: Reprodução)

Hoje, 10 de agosto, é celebrado o Dia de São Lourenço, um dos santos mais importantes da tradição católica e também da história de Roma. Por ter sido diácono, o primeiro na verdade, é igualmente reverenciado pelo diaconato como um dos mais belos exemplos de conduta cristã. Mas o que chama atenção, também, entre fieis é lenda de que hoje é "Dia do fogo brabo".

Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi, segundo a história, um diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III. Conta-nos a história que São Lourenço, como primeiro dos diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II.

São Lourenço foi martirizado pelo então prefeito de Roma por justamente ter agido de forma bem humorada a um pedido do político. Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Diácono Alberto acredita que São Lourenço é o exemplo ideil de diácono (Foto: Arquivo Pessoal)
Diácono Alberto acredita que São Lourenço é o exemplo ideil de diácono (Foto: Arquivo Pessoal)

Sentindo-se iludido e desafiado, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; segundo a tradição, São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou no Espírito Santo força para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”.

“Para nós, ele é um modelo de diácono, porque o diácono é aquele designado pela igreja pra cuidar do serviço da caridade, da palavra, então ele tem essa dupla responsabilidade. E São Lourenço se colocou inteiramente a serviços da igreja, e foi martirizado justamente por isso”, conta o diácono Alberto Crestani da Arquidiocese de Campo Grande.

Pelo modo como morreu, São Lourenço também virou folclore entre os fiéis devotos. Dizem alguns que no dia de São Lourenço, se colocarmos fogo em alguma coisa, ela só apaga com chuva.

“A fogueira ela retrata justamente a condição do martírio dele, mesmo sendo assado vivo, ele ainda rezava pelas pessoas e teve a força pra dizer que já estava assado de um lado, que poderiam virá-lo”, completa diácono Alberto.

A Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Na capital italiana é o santo mais importante, depois de Pedro e Paul.  São Lourenço também é considerado o padroeiro dos cozinheiros.

Celebração em Campo Grande – Será celebrado na capela Santo Agostinho, que faz parte da Igreja Perpétuo Socorro, às 19h, pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, uma missa em honra a São Lourenço com todos os diáconos de Campo Grande. A igreja fica localizada na Av. Afonso Pena, 377 – Centro.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias