ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Comportamento

Em novela de vida real, as Jumas se casaram e não viraram onças

Entre amor e ódio, 29 anos depois da novela Pantanal, mulheres homenageadas com nome da protagonista ainda são alvo de piadinhas

Danielle Valentim | 15/04/2019 06:38
Juma Caires e o marido, que não é o Joventino Leôncio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Juma Caires e o marido, que não é o Joventino Leôncio. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quem por aí tem o nome inspirado em personagem de novela? A modinha passa e muita gente convive com a homenagem entre o amor e ódio. O Lado B encontrou Jumas que não são Marruás. Algumas amam o nome e outras prometeram aos pais mudar a certidão de nascimento na primeira oportunidade. A diferença é que na vida real, umas se casaram com seus “Joventinos”, outras tiveram filhos, mas nenhuma vira onça pintada.

Há exatos 29 anos, o país inteiro assistia a Pantanal, um marco da TV brasileira. A trama foi praticamente toda gravada em externas, fazendo de sua paisagem o Pantanal sul-mato-grossense.

Apesar da história baseada no fascinante folclore da região Pantaneira, a primeira personagem entrevistada é nascida e criada em Campinas, bem longe do “mato”. O Lado B tentou contato com 15 Jumas espalhadas pelo Brasil.

A paulista Juma de Oliveira nasceu no dia 13 de maio de 1990. Ela conta que, no seu caso, a homenagem foi dupla, pois a bisavó materna tinha o mesmo nome. A jovem frisa que nunca conheceu, pessoalmente, outra Juma, a não ser pelo Facebook.

Morando em Campinas, Juma de Oliveira também enfrentou muita zoeira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Morando em Campinas, Juma de Oliveira também enfrentou muita zoeira. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Meu pai quem escolheu meu nome. Foi uma homenagem dupla já que minha bisavó materna, que era indígena, se chamava Juma. Meus pais gostavam muito dela e decidiram homenageá-la. Na mesma época do meu nascimento, a novela era sucesso e então a decisão foi tomada. A única Juma que conheço é pelo Facebook. Ela me adicionou por ter até o mesmo sobrenome ‘Oliveira’”, conta.

Atualmente, casada, a jovem é formada em jornalismo, mas trabalha como analista de conteúdo em uma empresa multinacional de tecnologia. Entre muitas piadas no decorrer da vida, o “você vira onça?” é a mais marcante.

“Passei a vida toda com as pessoas fazendo referência a personagem da novela, principalmente, os mais velhos. Mas já acostumei”, ressalta.

Juma Caires com a filha Júlia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Juma Caires com a filha Júlia. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascida no dia 16 de agosto de 1990, quase no meio do enredo, a auxiliar administrativo Jumas Caires jurou que mudaria de nome assim que completasse 18 anos. Apelidada de “Marruá” desde a infância, a jovem admite que só a maturidade a fez aceitar o nome.

“O pessoal nem me chama de Juma, só de Marruá. Até hoje passo estresse no telefone. Eu Demorei muito tempo para aceitar e cresci falando mudaria meu nome. Mas depois da maturidade fui aceitando mais, afinal minha mãe e meu avô tinham escolhido com carinho”, conta.

A zoeira acontece até dentro de casa. “Um dia fui visitar uma tia, que mora próximo ao local onde uma onça foi capturada, e ela começou a falar: Tira sua irmã de lá!”, conta a jovem que também é casada e tem uma Júlia como filha.

Juma Coelho em momento de lazer. (Foto: Arquivo Pessoal)
Juma Coelho em momento de lazer. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diferente das outras, Juma Coelho é solteira e foi a única a dizer que é apaixonada pelo nome. Nascida no dia 4 de julho de 1990, a coxinense fez o mesmo que o pai e se inspirou na novela “A Usurpadora” para dar nome a filha, hoje com 5 anos.

“Meu pai era muito fã da novela e da Juma. Ele me conta que meu nome seria Maria Maristela, mas no dia de me registrar não deixou de jeito nenhum e me registrou como Juma. Eu sou apaixonada pelo meu nome e minha filha se chama Paola, inspirado na personagem protagonista da novela A Usurpadora, Paola Bracho”, explica.

Com garra de uma Marruá, Juma se divide entre cuidar de casa e de um bar às margens da BR-163, rodovia que corta o Estado. Aos 28 anos, conta que é atração desde o nascimento e nem os médicos da cidade a esquecem.

“Quando eu nasci todo mundo falava, virei sensação no hospital. Os médicos não me esquecem até hoje”, lembra.

Juma Coelho e Paola, que teve o nome inspirado em Paola Bracho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Juma Coelho e Paola, que teve o nome inspirado em Paola Bracho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pelo público, a telenovela será para sempre lembrada como a que bateu a audiência de tramas globais, da época. Transmitida pela primeira vez de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, na Rede Manchete, a novela voltou a bater recordes de audiência durante a reprise em 2008, pelo SBT.

A novela apresentou Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Cláudio Marzo, Jussara Freire, Antônio Petrin, Luciene Adami, Marcos Palmeira, Paulo Gorgulho, Sérgio Reis, Almir Sater, Ângelo Antônio e Cássia Kis e nos papéis principais.

Curta o Lado B no Facebook e  Instagram.

Cristiana de Oliveira, a verdadeira Juma Marruá. (Foto: Divulgação)
Cristiana de Oliveira, a verdadeira Juma Marruá. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias