ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Com Zeca Baleiro, festival para ajudar indígenas começa na sexta

Evento on-line está recheado de atrações e a ideia é construir poços artesianos para melhorar a vida dos indígenas Kaiowá de MS

Alana Portela | 05/08/2020 07:12
O cantor Zeca Baleiro é uma das atrações do festival on-line. (Foto: Divulgação)
O cantor Zeca Baleiro é uma das atrações do festival on-line. (Foto: Divulgação)

Com a proposta de arrecadar recursos para ajudar as aldeias onde vivem os indígenas Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul, será realizado o festival on-line “Mba’e Porã”. O evento começa nesta sexta-feira (7) e encerra no dia 16 de agosto, com apresentação do cantor Zeca Baleiro e Jerry Espíndola. A transmissão será pelo YouTube.

Mba’e Porã em guarani significa “coisa boa, coisa bonita”. A programação inicia sempre às 17h e a partir desse horário, a vaquinha on-line, com QRCode, estrará disponível para receber as doações.

A quantia arrecadada será usada na construção de poços artesianos, na intenção de proporcionar qualidade de vida aos indígenas e ainda minimizar os impactos causados pela covid-19, principalmente nas aldeias de Dourados, a 230 quilômetros de Campo Grande.

“A pandemia agravou muitas necessidades. Os recursos vão auxiliar as comunidades indígenas no acesso à água potável, além do fornecimento de itens básicos de segurança, como máscaras e álcool em gel”, destaca um dos organizadores do evento, Fabrício Moser.

Vários artistas, educadores e agentes culturais estão envolvidos na realização do festival. O evento contará com diversas manifestações artísticas, como música, artesanato, artes visuais, debate, poesia e teatro. Confira a programação:

O evento inicia às 17h com reza e dança indígena. Às 19h, tem a apresentação “Aldeias Imaginárias”, com o poeta Emmanuel Marinho. Às 20h é a vez do grupo Brô Mc’s assumir o show, que posteriormente encerra com Falange da Rima.

O grupo Brô Mc's vão se apresentar no festival. (Foto: Divulgação)
O grupo Brô Mc's vão se apresentar no festival. (Foto: Divulgação)

Dia 8 – O segundo dia conta com a discussão “Luta do Povo Guarani e Kaoiwá”, com a mestranda em Antropologia, Jaqueline Gonçalves Porto e a antropóloga, Lauriene Seraguza Olegario e Souza. Às 19h tem o “Cortejo Capetim”, com o Teatro Imaginário Maracangalha. Às 20h tem show com Mani Carneiro e às 21h a atração é Soulra.

Dia 9 – O terceiro dia inicia com o debate “Dale tu mano al índio”, com Graciela Chamorro. Às 19h o grupo Flor de Pequi promete animar os participantes, com muito forró, xóte e bailão para dançar. Às 21h, o artista Begèt de Lucena entra em cena.

Dia 12 – O quarto dia do festival tem o debate “Juristas pela Democracia” com o professor e doutor Tiago Botelho. Às 19h tem a apresentação “A cura ou Améfrica” com Tatiana Henrique, e “Seu Corpo é Montanha”, com Rosana Reategui. Às 20h é a vez de Márcia Albuquerque e Odon Nacasato fazerem apresentação musical e performance em pintura.

Dia 13 – O quinto dia inicia com a discussão “A situação da saúde indígena em Dourados”, com a coordenadora do Polo da SESAI Dourados Indianara Machado e assistente social e integrante da AJI (Ação dos Jovens Indígenas), Tatiane Martins Gomes. Às 19h tem “Prosa Poética Alinhavos”, com Arce Correia, às 20h tem show com Dami Baz e na sequência apresentação com Codinome Winchester.

Dia 14 – Tem bate-papo sobre a “Atuação da Defensoria Pública Federal na defesa dos direitos difusos e coletivos dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul”. Às 19h tem a apresentação “Tekoharã e as Veias da Terra”, com Arami Argüello Marschner. Às 20h o Projeto Kzulo entra em ação com muita música e quem encerra a programação do dia são Marina Peralta e Caio Prado.

Dia 15 – Tem debate com Sonia Guajajara, Eloi e Eliel. Às 19h o público contará com a “Leitura de cenas do espetáculo Recusa”, da Cia Teatro Balagan. Às 20h Giani Torres entra em cena para animar a galera e o show encerra com Janaina Moreno.

Dia 16 – O última dia do evento contará com a discussão “Questões Indígenas: Reflexões sobre a cobertura jornalística em MS e apresentação da Mídia Índia - comunicação inovadora”. Às 19h tem a apresentação “Jaity Muro”. Às 20h o cantor Jerry Espíndola e o Zeca Baleiro entram em cena para encerrar o festival com chave de ouro.

Confira a programação pelo @festivalmbaepora e contribua através da vaquinha on-line (clique aqui)

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

A artista Soulra também está na programação do festival. (Foto: Fernanda Sabo Fotografia)
A artista Soulra também está na programação do festival. (Foto: Fernanda Sabo Fotografia)


Nos siga no Google Notícias