ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

Em vez de mandioca, escondidinho leva couve-flor para versão mais leve

Cheia de sabor, receita clássica do Nordeste brasileiro ganha ingrediente coringa em sugestão mais saudável

Raul Delvizio | 20/04/2021 07:07
Ninguém diria que esse encondidinho foi feito com couve-flor pois o sabor é o mesmo da receita original (Foto: Reprodução)
Ninguém diria que esse encondidinho foi feito com couve-flor pois o sabor é o mesmo da receita original (Foto: Reprodução)

É difícil encontrar alguém que não ame um escondidinho, iguaria tão tradicional na região Nordeste. O duro, porém, é ter que consumir as calorias "a mais" que a receita clássica leva. Pensando nisso, em vez da mandioca, couve-flor vira a base em versão mais saudável, porém repleta de sabor.

Sugestão da profissional Patrícia Kruger Figueira. "O escondidinho é um prato que eu adoro, mas essa versão surpreende pela praticidade e mais leve. É ideal para uma refeição saudável e equilibrada, mas cheia de sabor", afirma.

Na receita original, o escondidinho é feito com carne-de-sol, coberto com purê de macaxeira (mandioca), temperado com manteiga de garrafa e ainda vai ao forno para gratinar o queijo coalho. Mas desta vez, a couve-flor é campeã em criatividade.

Para quem desconhece, o vegetal é uma excelente fonte de fibras, potássio, fósforo, ainda rica em vitamina B6, ácido fólico, manganês e uma adequada fonte de proteína. Ainda, a couve-flor se trata de um alimento com baixa caloria, contribuindo para a saciedade.

Ingredientes:

  • 2 couves-flores
  • ½ xícara de leite desnatado
  • 2 colheres de requeijão ou creme de ricota
  • 500g de carne seca (ou outra de sua preferência: carne moída, frango, vegetais, etc.)
  • 1 tomate
  • ½ cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • Molho de tomate
  • Queijo a gosto
  • Sal, temperos de sua preferência

Modo de preparo:

  1. Coloque as duas couves-flores inteiras para cozinhar em uma panela com água.

  2. Enquanto isso, prepare o recheio: refogue uma cebola picada, dois dentes de alho, adicione a proteína de sua preferência (carne seca, carne moída, de frango, etc.), o tomate picado, temperos a gosto e o molho de tomate. Atenção à quantidade de sal. Reserve.

  3. Assim que a couve-flor estiver cozida, escorra a água, separe uma parte para decoração e o restante bata tudo no liquidificador com o leite, requeijão, uma pitada de sal e temperos a gosto até que forme uma consistência cremosa de purê.

  4. Coloque metade da massa de couve-flor em um refratário pequeno untado com azeite de oliva ou manteiga, adicione o recheio, o queijo ralado e outra parte do purê.

  5. Para finalizar, coloque alguns pedaços de couve-flor e salpique mais um pouco de queijo ralado.

  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos. Assim que dourar, já está pronto para comer. Cuidado só para não queimar a língua!

(Sugestão de receita enviada via colaboradora do @unimedcgoficial)

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias