ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Guariroba ou gabiroba? Cumaru ou Cumbaru? Ingredientes que mudam por 1 letra

Tem palmito com nome de fruta. sementes da Amazônia vendida como castanha do Cerrado, e por aí seguem as confusões até entre o que vendem os ingredientes

Thaís Pimenta | 04/09/2018 09:49
Do lado esquerdo o cumbaru e baru, do cerrado brasileiro, do lado direito o cumaru, da Amazônia. (foto: Divulgação)
Do lado esquerdo o cumbaru e baru, do cerrado brasileiro, do lado direito o cumaru, da Amazônia. (foto: Divulgação)

Além de desconhecidos pela maioria, os ingredientes bem brasileiros ainda recebem nomes tão parecidos, que confundem até quem vende os produtos. Por um "b" ou "u" a mais, o gosto muda completamente e confundem as receitas. Em Campo Grande, uma conversa rápida com o chef Paulo Machado e o pesquisador Luiz Camargo é suficiente para identificar o tamanho desse ruído na comunicação, e quanto isso pode limitar as receitinhas com sabores regionais.

Luiz Camargo é do projeto social ATA, de Brasília, e narra situação engraçada vivida em uma de suas andanças por aqui, por conta de uma letra "B" que diferencia o Cumaru do Cumbaru. "Na hora pedi para ver um baru, também chamado de cumbaru, um senhor no Mercadão mostrou um cumaru, que não tem nada a ver com o Cerrado, é uma semente da Amazônia, então pra eu provar que ele estava, no mínimo, chamando seu produto da maneira errada, eu precisei abrir o Google e mostrar o que era o cumaru para ele finalmente se convencer".

 

A guavira sul-mato-grossense. (foto: Acervo CG News)
A guavira sul-mato-grossense. (foto: Acervo CG News)
O araça, ou gariroba, de Goiás. (foto: Divulgação)
O araça, ou gariroba, de Goiás. (foto: Divulgação)
E finalmente a guariroba ou gueiroba, que é um palmito, e nada tem a ver com os frutos acima. (foto: Divulgação)
E finalmente a guariroba ou gueiroba, que é um palmito, e nada tem a ver com os frutos acima. (foto: Divulgação)

O bom é que sempre tem um chef interessado nos ingredientes para explicar as diferenças. "O baru ou o cumbaru é a mesma coisa, vem de  uma árvore do Cerrado que se chama cumbaru, mas é mais encontrado e comercializado pela Bolívia do que pelo Brasil e lá ele é chamado de Noz Chiquitana. E cumaru é uma semente amazônica que é usada para aromatizar sobremesas, principalmente, e também na confeitaria francesa, com nome de Fava Tonca, ele contêm cumarina, um componente químico que pode até ser prejudicial ao organismo", explica Paulo Machado.

Paulo sugere que o baru seja servido como um prato único, um aperitivo, mas diz que uma das características e a versatilidade. "É uma castanha que você pode servir como entrada. Mas ele é muito bem usado em pratos salgados e doces, dá pra fazer um arroz com cumbaru, ou uma carne com crosta de baru, ou ainda nas sobremesas, como por exemplo a substituição a preparos com o amendoim".

Já o cumaru é perfeito para os doces e pode ser infusionado com água para substituir, por exemplo, a calda de caramelo no pudim, ou dar um quê a mais na mistura.

A bocaiúva ou a macaúba são frutos parentes e suas semelhanças são tantas que nem na foto dá pra notar diferença. (foto: Divulgação)
A bocaiúva ou a macaúba são frutos parentes e suas semelhanças são tantas que nem na foto dá pra notar diferença. (foto: Divulgação)

Outra confusão comum de acontecer é entre a guariroba, também chamada de gueiroba, mas muito confundida com a guavira, fruto conhecidíssimo por aqui, mas que em Goiás tem o nome de gabiroba. "A guariroba é um tipo de palmito amargo também presente no cerrado brasileiro. Guavira é outra coisa bem diferente. Trata-se de um fruto simbolo de Mato Grosso do Sul, que em Goiás é chamada de Gariroba, talvez daí venha a confusão. A Gabiroba goiana é uma fruta que parente do araça e da guavira, pode-se dizer que são primas, mas ela possui uma casca mais dura e não estoura na boca como a guavira".

Usar o palmito não é nenhum segredo. "A guariroba é muito usada em saladas, e combina muito bem em arroz, por exemplo. Já é um ingrediente muito bem absorvido por nós, de Mato Grosso do Sul", completa Paulo. Já a fruta hoje rende de geléia a sorvete.

A bocaiúva ou a macaúba são também frutos parentes e suas semelhanças são tantas que, nem mesmo em imagens, dá pra notar a diferença. De acordo com Paulo, é no sabor que as duas se tornam mais particulares.

"É quase o mesmo fruto que tem uma castanha dentro, que a gente chama de coquinho ou coquinho de bocaiúva e lá na Bahia eles chamam de licuri. São parentes mas como são plantadas em locais diferentes, a bocaiúva tem um sabor acentuado, amarelado, ela é um furto do cerrado e lembra até uma nota do pequi", detalha.

A bocaiúva é uma alimento extremamente rico, um superalimento, e é conhecida como "chiclete de bugre", por ser muito consumida por nós. A polpa dela é usada para doces, mingais, pudins, sorvetes, ou também pode ser usada para aromatizar grãos. "Já o coquinho, a castanha, da bocaiúva, pode ser assada e misturado com açúcar e usado como se fosse um pé de moleque, uma farofinha doce também vai bem e é bacana de incluir na dieta das crianças".

E esse é só o começo de tantas confusão na hora da receita, encontradas pelo Brasil. "Falando na nota de pequi que tem a bocaiúva, existe também o pequiá, que são bem parecidos também mas dependendo da região, por exemplo, da Amazônia, ele vem com três frutos, e eles também chamam de pequiá, aqui no Centro-Oeste vem um fruto só dentro", finaliza o chef.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias