ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Para festas de fim de ano, cheesecake diferente tem creme de chocolate branco

Dá para fazer a sobremesa mais popular nas confeitarias Nova Iorquinas em casa e sem mistérios, de bônus aprenda a receita especial da geleia de morango caseira da cheff Isabela Vieira

Kimberly Teodoro | 18/11/2018 08:16
O Cheesecake perfeito é o equilíbrio de texturas que derrete na boca (Foto: Kimberly Teodoro)
O Cheesecake perfeito é o equilíbrio de texturas que derrete na boca (Foto: Kimberly Teodoro)

A sobremesa mais famosa dos Estados Unidos, principalmente pelas confeitarias Nova Iorquinas, Cheesecake é uma torta de massa crocante com recheio leve, desses que derrete na boca, o segredo está na textura que representa o equilíbrio perfeito entre o cremoso e o "areado".

Em uma tradução literal, "Cheesecake" quer dizer bolo de queijo, mas já teve várias adaptações e em sua forma mais tradicional é feita com biscoito, cream cheese e uma cobertura de frutas, como o morango usado nessa receita, que não é obrigatória, mas realça o sabor do creme. Para o passo-a-passo completo, veja o vídeo no fim da matéria.

Para preparar a Cheesecake ao creme de chocolate branco e calda de frutas vermelhas, use uma forma redonda com fundo móvel de tamanho médio (aro 25 cm). São necessários: 200g biscoito maisena, 125g de manteiga sem sal, 250g de chocolate branco, 200g de creme de leite, 300g de cream cheese, 12g de gelatina e 200g de nata (creme de leite fresco). 

Comece triturando o biscoito maisena e misture com as mãos a manteiga em temperatura ambiente, o ponto ideal é quando a massa para de "esfarelar" entre os dedos. Mas atenção, não deve ficar grudenta. Em seguida cubra o fundo da forma, para a base da torta aperte bem e finalize com o auxílio de uma colher, para deixar a massa bem lisa e compacta.

A geleia parece complicada de fazer, mas a receita caseira preserva o sabor dos ingredientes frescos (Foto: Kimberly Teodoro)
A geleia parece complicada de fazer, mas a receita caseira preserva o sabor dos ingredientes frescos (Foto: Kimberly Teodoro)

Para o creme, bata a nata eté produzir "picos moles", até que ela fique mais "encorpada", com o batedor formando "picos" que caem delicadamente para um lado quando erguido. Reserve.

Derreta o chocolate branco, que não deve ser hidrogenado, porque o grande diferencial do creme é a utilização de ingredientes de qualidade. Adicione creme de leite, mexendo com uma colher até a mistura ficar homogênea, depois leve à batedeira acrescentando o cream cheese, deixe bater por 2 minutos.

Enquanto o creme está na batedeira, hidrate a gelatina com 40g de água gelada e leve ao micro-ondas por cerca de 20 segundos para derreter. Depois de pronta, a dica é usar uma colher do creme batido para resfriar a gelatina, ao em vez de colocar o líquido quente direto na mistura, assim a diferença de temperatura não fará com que "empelote". Em seguida adicione a nata, mexendo com uma colher em movimentos suaves.

Acrescente à base do Cheesecake o creme finalizado, cubra com papel filme, deixando bem rente a mistura para evitar o acúmulo de água e deixe gelando de 2 a 4 horas.

Para a geleia de morango, receita especial da chef de cozinha Isabela Vieira, os ingredientes são: 250g morangos frescos, ½ xícara de açúcar, ¼ xícara vinho tinto seco.

Apesar de parecer complicado, o preparo é bem simples e combina com o creme de chocolate branco, harmonizando o sabor da sobremesa. Comece higienizando os morangos e tirando os cabinhos, cortando em pedaços pequenos ou amassando com um garfo, se preferir. Em seguida, coloque todos os ingredientes em uma panela com fundo grosso, e deixe em fogo baixo por mais ou menos 15 minutos ou até que fique no ponto de geleia. 

Por fim, espere a geleia esfriar e cubra a Cheesecake, colocando pedaços de morango como a imaginação mandar. Pode tanto compor a mesa, como ser servido já cortado.

A receita foi apresentada durante aula "Doces de festa" realizada pelo curso de Gastronomia da Uniderp, de forma gratuita e com vagas limitadas. A organização ainda não tem a data dos próximos cursos.

Veja o passo-a-passo em vídeo:

Nos siga no Google Notícias