ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Sabor

Pintado com molho agridoce de guavira é ou não uma boa pedida? Confira a receita

Anahi Gurgel | 19/11/2017 10:54

Pintado com molho agridoce de guavira é ou não uma boa pedida? Confira a receita

Uma frutinha cheia de possibilidades. Até o fim do ano, poderemos aproveitar a época da guavira para fazer receitas deliciosas, caprichadas na originalidade. Uma delas é a cara de Mato Grosso do Sul: filé de pintado ao molho de guavira, criação da chef Marinês Bertagnolli.

"Foram anos de testes para chegar ao ponto ideal do molho, porque a polpa da guavira é muito doce, e eu buscava um sabor equilibrado, para realçar o amargo dela também", explica.

"A guavira é uma fruta excelente para uso culinário, foi muito bem escolhida como símbolo de Mato Grosso do Sul. Dela se aproveita tudo. Com a casca moída, por exemplo, é possível fazer condimento de sabor mais intenso que a noz moscada. Uso muito em molho branco", indica.

Comece colocando a mão na massa, ou melhor, na guavira. Escolha maduras e também mais verdinhas, para equilibrar o agridoce. Extraia a polpa de aproximadamente 1 quilo da fruta in natura – ou meia lata, meia garrafa pet, se considerar a medida que você encontra nas ruas e na estradas.

Use uma peneira e esprema com cuidado para não quebrar o caroço, o que pode deixar o sabor amargo demais. E olha que dica boa: essa polpa pode ser congelada por até 1 ano.

A receita para 4 pessoas leva 500 gramas de filé de pintado temperados a gosto, com sal e limão, e empanados em farinha de trigo. Frite em óleo bem quente, virando os filés até ficarem dourados. O peixe também pode ser assado. Deixe secar e enquanto isso, prepare o molho...

Numa panela, com um fio de azeite, refogue 3 dentes de alho picados e 1 cebola grande. Aqui, a chef usa uma pasta da cebola batida no liquidificador com 250 ml de água. Coloque 1 colher de chimichurri, 1 pitada de sal e a polpa da guavira. Misture bem, até engrossar.

Em uma travessa, aconchegue os filés fritos e jogue o molho por cima, que pode levar coentro também. Decore como preferir: dá para usar a próprias guaviras e folhas de manjericão. Para acompanhar arroz com cubinhos de bocaiúva... mas essa é história para uma próxima receita.

Nos siga no Google Notícias