ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Lado Rural

Período de proibição do plantio de soja vale a partir de 15 de junho em MS

Segundo a Iagro, foram cadastradas mais de 15 mil áreas de plantio, totalizando 3,2 milhões de hectares

Adriel Mattos | 15/06/2022 08:16
Plantação de soja em Douradina. (Foto: Arquivo/Saul Schramm/Subcom-MS)
Plantação de soja em Douradina. (Foto: Arquivo/Saul Schramm/Subcom-MS)

A partir desta quarta-feira (15), está proibido em Mato Grosso do Sul o plantio de soja, período conhecido como vazio sanitário. A medida é tomada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) por determinação do Ministério da Agricultura.

O prazo vai até 15 de setembro e deve ser seguido por todos os estados produtores de soja, em todo o país. Segundo o ministério, ela é importante para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O vazio é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir, ao máximo possível, o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

De acordo com a Iagro, na safra 2021/2022 foram cadastradas na Iagro 15.404 áreas com plantio de soja, com área declarada de mais de 3,2 milhões de hectares cultivados. Esse número representa um aumento de 13% de áreas cadastradas em relação à safra 2020/2021. A medida fitossanitária foi estabelecida no Estado em 2006.

A ferrugem asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

A soja é o principal produto de exportação sul-mato-grossense, e atingiu, neste ano, uma produção de 8,7 milhões de toneladas de grãos.

Nos siga no Google Notícias