ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Ações de preservação de rios tem custo estimado em R$ 10 milhões

Investimento deve ser revertido em medidas que evitem o lançamento de lama das lamas lavouras no leito dos rios

Adriano Fernandes e Aline dos Santos, enviada especial a Bonito | 11/12/2018 19:46
Secretário municipal de turismo de Bonito, Algusto Barbosa Mariano. (Foto: Kisie Ainoã)
Secretário municipal de turismo de Bonito, Algusto Barbosa Mariano. (Foto: Kisie Ainoã)

Um novo encontro esta tarde (11) voltou a discutir medidas para evitar a poluição nos rios de Bonito, ressaltando não só o tom emergencial de medidas de preservação, como também o alto investimento financeiro para as obras.

Na reunião que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e ainda o ministro Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, o secretário municipal de turismo da cidade, Algusto Barbosa Mariano, informou que já há um projeto no Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) solicitando R$ 10 milhões para serem revertidos nos trabalhos.

O aporte será revertido no replantio de mudas, cercamentos de áreas de preservação e construção de caixas de contenção em estradas, dentre outras medidas que ajudem a evitar que sedimentos de lavouras, continuem sendo lançados nos leitos dos rios, durante as chuvas.

No município, ainda conforme o secretário, cerca de 1,5 mil hectares exigem medidas mais urgentes de contenção da lama, mas em outras 10 mil hectares de vegetação, os trabalhos de preservação também devem ser reforçados a “médio prazo”.

O governador ressaltou a importância de um levantamento in loco, consultando empresários do turismo e fazendeiros das regiões de Bonito, Bodoquena e Jardim, durante a construção de um estudo detalhado das áreas onde seria necessário a criação de unidade de preservação ou até realocação de moradores, por exemplo, para que fossem preservados os rios. 

Encontro reuniu políticos, representantes do município e de entidades de preservação no Hotel Zagaia. (Foto: Kisie Ainoã)
Encontro reuniu políticos, representantes do município e de entidades de preservação no Hotel Zagaia. (Foto: Kisie Ainoã)
Governador Reinaldo Azambuja durante a sua fala no evento. (Foto: Kisie Ainoã)
Governador Reinaldo Azambuja durante a sua fala no evento. (Foto: Kisie Ainoã)

Bonito é reconhecida mundialmente pelo seu potencial turístico então é preciso buscar soluções para esse problema”, pontuou. O Presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Paulo Henrique Marostegan e Carneiro também apontou uma medida mais radical.

Em sua fala, sugeriu que a extensão às margens dos rios da rio da Prata, Perdido e Formoso fossem transformadas em APPs (Áreas de Preservação Ambiental), áreas onde são permitidas apenas atividades como turismo, por exemplo, evitando em definitivo o manejo de pastagens ou lavouras.“Caso o dono da área sentisse que o potencial econômico da propriedade foi esvaziado, teria de pedir uma indenização na justiça”, comentou.

No últimos anos a área destinada a lavouras em Bonito que antes era de 17 mil hectares, atualmente é de 51 mil.

Quanto a destinação da verba do Sudeco, Marun não desconsiderou a possibilidade do financiamento ser repassado “na rapa do tacho”, mesmo no período de transição de governos e disse que apesar de ser um “fã” da soja, seu cultivo deve ser desenvolvido preservando o meio ambiente.

Encontro - Além dos políticos, o encontro desta terça-feira (11) no Hotel Zagaia na cidade, reuniu representantes do sindicato rural da cidade, do Trade Turístico e teve cerca de 15 participantes. Número bem abaixo da audiência pública sobre tema similar, nesta segunda-feira (10) em que estiveram presentes cerca de 400 pessoas.

Manifestantes também se reuniram em manifestação pacífica por Bonito, durante o dia de hoje, pedindo o salvamento dos rios.

Lama – Com as chuvas dos últimos dias, a enxurrada de lavouras em propriedades às margens do rio da Prata e Formoso foram levadas para o leito dos rios, deixando a aparência límpida dos cursos de água mundialmente conhecidos, turvos.

A situação levou balneários a fecharem as portas temporariamente, causando a revolta da população e de internautas e motivando a discussão de medidas para resolução do problema também na esfera política.

Nos siga no Google Notícias