ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Bonito tem o dobro de chuva esperada e passeios continuam fechados

Município recebeu 400 ml de chuva em março, o dobro da média histórica registrada para o mês

Tatiana Marin | 21/03/2019 09:31
Rio Mimoso, em Bonito, com nível acima do normal e águas barrentas. (Foto: Direto das Ruas)
Rio Mimoso, em Bonito, com nível acima do normal e águas barrentas. (Foto: Direto das Ruas)

O tempo amanheceu nublado em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, e não chove, porém o nível dos rios do município não cedeu e os passeios em balneários continuam fechados. Até o dia 20 de março, choveu 400 ml na cidade turística, em um mês em que a média de precipitação é de 170 a 200 ml.

As informações foram repassadas ao Campo Grande News pelo secretário de turismo de Bonito, Augusto Mariano. Segundo ele, a água que as nascentes e o Parque Nacional da Serra da Bodoquena receberam ainda está descendo, mantendo alto o nível dos rios Formoso, Mimoso, Anhumas e Peixe, além das águas permanecerem turvas.

“Hoje ainda não choveu, está nublado, mas as águas estão descendo ainda. O volume dos rios continua igual”, disse Augusto pela manhã. Apesar de os balneários ainda estarem fechados, as nascentes do Prata, Azul e do Aquário Municipal estão operando normalmente. A gruta do Lago Azul reabriu, já que não há chuva e existe luminosidade e segurança para os turistas.

“Temos um levantamento desde 1981 que mostra que a média histórica de chuva em Bonito para março é de 170 a 200 ml, com pico de 270 ml. Nos últimos 12 dias choveu mais de 400 ml”, detalha o secretário de turismo. Nesta quarta-feira (20), foi registrado o índice de 60 ml, o que obrigou o fechamento das atrações turísticas e elevou o nível do Rio da Prata a 3 metros.

Augusto ainda alerta para a situação das estradas vicinais. “Temos enfrentado problema maior em relação às estradas. Os passeios de nascente continuam normais, mas as estradas, em tempo de chuva, ficam complicadas. Elas são usadas tanto para o turismo como para o transporte escolar e o escoamento de produção do agro, boi e grãos. E estamos em período de safra e plantio de milho”, enfatiza.

Nos siga no Google Notícias