ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Dada como morta após incêndio, tarumã "revive" em florada exuberante

A espécime fica na Lagoa Itatiaia e é considerada uma dádiva na manhã dos moradores que caminham no local

Bruna Marques e Laiane Paixão | 25/09/2020 12:40
A espécie tarumã tem florada roxa que ao cair forma um belissimo "tapete". Foto: (Henrique Kawaminami)
A espécie tarumã tem florada roxa que ao cair forma um belissimo "tapete". Foto: (Henrique Kawaminami)

Com cerca de 8 metros de altura e galhos extensos, o tarumã se destaca entre demais árvores da Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes em Campo Grande. A florada revela beleza mas basta olhar para o tronco cheio de “cicatrizes” para perceber que ela carrega história, e é de resistência.

Moradora na região há 20 anos, Lúcia de Lima Nunes (62), conta que em 2016 a árvore sofria com cupins e na tentativa de salvá-la, os vizinhos colocaram uma espuma com remédio no tronco oco, mas na madrugada vândalos atearam fogo que se alastrou rapidamente e quase destruiu a espécime. A dona de casa se lembra bem do dia em que foi caminhar e avistou a cena.

Eu acionei os guardas municipais e outros moradores, pegamos uma mangueira do vizinho e até baldes com água da lagoa usamos para apagar o fogo”, conta a moradora.

Tronco ainda guarda marcas do incêndio. Foto: (Henrique Kawaminami)
Tronco ainda guarda marcas do incêndio. Foto: (Henrique Kawaminami)

O tarumã ficou destruído e foi dado como morto, mas por ser uma espécie nativa do  e gostar de locais úmidos, a árvore ficou ali quietinha ao lado da Lagoa se recuperando.

Ambientalistas também ajudaram no tratamento e quando ninguém mais “botava fé”, ela surpreendeu a todas com uma bela florada. “Fiquei feliz de ver ela reviver, não queria que ela morresse. Eles conseguiram salvara a árvore que é uma das mais bonitas da região”, se alegra Lucia.

A primavera recém chegou e a árvore já colore o local, dá vida. Sem ela a Lagoa seria mais sem graça, testemunha a professora aposentada Marta Lima Teixeira (72), que tem como hábito praticar exercícios toda manhã na Lagoa Itatiaia.

Essa árvore faz parte disso aqui, pra mim aqui é um paraíso, ela é a única árvore que tem cor aqui na lagoa e ela representa paz, parece que estamos em outro mundo”, revela a aposentada.

Árvore se destaca entre as outras e da cor a Lagoa Itatiaia. Foto: (Henrique Kawaminami)
Árvore se destaca entre as outras e da cor a Lagoa Itatiaia. Foto: (Henrique Kawaminami)

O tronco e os galhos cheios de marcas,não relatam apenas a superação, mas também carregam vida ao abrigar ninhos de passarinhos e flores roxas que ao caírem no chão formam um lindo tapete. Uma verdadeira dádiva para a aposentada e frequentadora do local Analice Brunelle D’Ávila (65).

“Ela representa vida, somos abençoadas de ter o privilegio de ver essa árvore, primeira coisa que faço de manhã depois das minhas orações é vir pra cá apreciar a natureza”, conta a visitante.

 Confira um vídeo da árvore no local:


Nos siga no Google Notícias