ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Empresas entregam estudo para fazer esgoto chegar a 68 municípios

Ricardo Campos Jr. | 27/03/2017 16:19
Estação de tratamento de Sidrolândia (Foto: divulgação / Sanesul)
Estação de tratamento de Sidrolândia (Foto: divulgação / Sanesul)

O Governo do Estado e a Sanesul receberam na última sexta-feira (24) os estudos técnicos para universalizar o acesso às redes de esgoto em todos os 68 municípios onde a empresa atua em Mato Grosso do Sul. Os trabalhos foram conduzidos pelas empresas Aegea Saneamento e Participação S.A e Andrade Gutierrez Concessões S.A.

Todas essas companhias foram autorizadas a realizar os levantamentos por meio de um edital público de manifestação de interesse publicado em 2016. Elas tiveram 170 dias para elaborar o relatório, tendo para isso, acesso às instalações para visitas técnicas em cada município, dados técnicos, financeiros, contábeis, operacionais, jurídicos e ambientais.

Esse trabalho irá conduzir uma futura parceria público-privada para acelerar a disponibilização do serviço a cem por cento das cidades atendidas pela Sanesul por meio de investimentos na infraestrutura de coleta e tratamento.

Calcula-se que somente com investimentos públicos levaria 40 anos para concluir a universalização. O projeto demanda investimentos de aproximadamente R$ 3,9 bilhões, somando as obras de infraestrutura, operação e manutenção do sistema e considerando um contrato entre a Sanesul e o parceiro privado de 30 anos.

Conforme a Sanesul, a empresa continuará responsável pela gestão comercial e pelos controles de qualidade dos serviços prestados e vai remunerar os investimentos e as despesas de operação e manutenção realizados pelo parceiro privado.

Nos siga no Google Notícias