ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Governo fecha decreto e libera 1 peixe nobre e 5 piranhas dos rios de MS

Pescador poderá transportar ao menos uma espécie desde que obedeça aos tamanhos estabelecidos pelo Executivo

Gabriel Neris e Rosana Siqueira | 28/02/2020 15:55
Pescador poderá transportar espécie nobre (Foto: Saul Schramm/Segov)
Pescador poderá transportar espécie nobre (Foto: Saul Schramm/Segov)

O Governo de Mato Grosso do Sul definiu em decreto publicado na edição extra desta sexta-feira (28) que o pescador amador e esportivo estará autorizado a transportar um exemplar de espécie nobre e mais cinco piranhas das bacias dos rios Paraná e Paraguai. A alteração do decreto 15.166, que regula a atividade pesqueira no Estado, foi anunciada um dia antes da entrada da chamada "Cota zero", que começaria em 1º de março, conforme medida adotada no ano passado e que gerou polêmica e acabou sendo alterada depois de muita discussão.

As mudanças foram anunciadas em coletiva de imprensa, pelo titular da Semagro (Secretaria de Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, juntamente com o secretário de Governo Eduardo Riedel, o diretor presidente do Imasul André Borges, entre outras autoridades. Verruck defende que as mudanças beneficiarão as populações ribeirinhas e também não prejudicarão os pescadores, desde que obedeçam as medidas estabelecidas pelo decreto.

"Mantém o principio do pesque e solte, as medidas máximas de peixes nobres foram ampliadas de tal forma que se preserve estas espécies e incluimos o tambaqui", salientou lembrando que quando o Governo criou a Cota Zero não se poderia pescar. "Agora temos a Cota Fixa", frisou o secretário.

Na avaliação de Verruck a medida atende a reivindicação do trade turístico já que "atendemos desta forma aquele pescador que ainda vem fazer a pesca e pode levar um exemplar e ainda continuar  a atração do pesque e solte", esclareceu.

O que prevêDe acordo com a Lei a pesca do dourado continua proibida, pelo período de cinco anos, bem como o trânsito de embarcações em toda a extensão do Rio Salobra e no afluente Córrego Azul. O limite para o pescador profissional será mantido em 400 quilos/mês.

Conforme o decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo Secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, fica mantida a liberação de captura sem cota de exemplares pra as seguintes espécies exóticas, alóctones e seus híbridos, respeitando-se o período de defeso: apaiari, bagre-africano, black-bass, carpa, corvina ou pescado do piauí, peixe-rei, sardinha de água doce, tilápias, tambaqui, tucunaré e zoiudo.

A autorização prevê que, para poder transportar o exemplar de pintado, ele deve ter tamanho entre 85 e 125 cm. O Pacu levado pelo pescador precisa ter entre 45 cm e 65 cm. (confira a tabela abaixo).

Arte: Ricardo Gael
Arte: Ricardo Gael

Jaime Verruck também explicou que a quantidade de piranhas estabelecidas no decreto são uma medida de reequilíbrio da espécie para que “estimule a retirada da piranha do rio”. “Dentro do princípio da preocupação, não atendemos o limite máximo [pedido pelos pescadores], aumentamos, mas não chegamos ao que se pedia inicialmente”, disse.

Segundo o secretário, o objetivo foi manter o “espírito da lei”, de manter um controle maior sobre o transporte da espécie, sem prejudicar os setores envolvidos. Também lembrou que o consumo no local continua livre. A mudança deve ser publicada em Diário Oficial até quarta-feira.

Diretor do Imasul, secretário Verruck da Produção, Eduardo Riedel participaram da coletiva (Rosana Siqueira)
Diretor do Imasul, secretário Verruck da Produção, Eduardo Riedel participaram da coletiva (Rosana Siqueira)
Nos siga no Google Notícias