ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Governo recebe garagem fotovoltaica e carro elétrico para utilizar em parque

Custo será oito vezes menor em relação ao combustível. A garagem, além de carregar o carro, terá energia excedente para outras instalações

Gabriel Neris e Izabela Sanchez | 20/06/2018 16:28
Governador recebe chave de modelo que pode atingir até 100 km/h (Foto: Paulo Francis)
Governador recebe chave de modelo que pode atingir até 100 km/h (Foto: Paulo Francis)

O governo do Estado recebeu nesta quarta-feira (20) os termos de cessão de uso de um veículo superleve multifuncional elétrico e de doação de uma garagem com painel fotovoltaico, que funcionarão no Parque das Nações Indígenas.

O veículo é superleve multifuncional elétrico modelo BR Cross, da Brave Electro. De acordo com o pesquisar da USP (Universidade de São Paulo), Humberto Silva, que atua junto com a Inova Brasil, empresa responsável pela pesquisa e desenvolvimento do projeto, o carro pode ser carregado na tanto na garagem quanto por energia elétrica.

Caso seja carregado na garagem o custo é zero. Já em energia elétrica o custo será oito vezes menor em relação ao combustível. A garagem, além de carregar o carro, terá energia excedente para outras instalações.

O representante da empresa também informou que uma fábrica será instalada em breve em Campo Grande. “Aqui as cadeias produtivas serão intensivas, tanto da parte automobilística quanto da parte de importação de materiais. Todas as ações que o governo está fazendo serão importantes para essa atividade”, disse.

A previsão é de a empresa se instale entre seis a sete meses na Capital. “Além de todo o apelo sustentável de não gastar combustíveis fósseis, tem uma relação de benefícios com o próprio usuário”, completa.

Modelo já foi usado nesta quarta-feira pelas vias do parque (Foto: Paulo Francis)
Modelo já foi usado nesta quarta-feira pelas vias do parque (Foto: Paulo Francis)

O veículo atinge até os 100 km/h, outros modelos podem chegar a 150 km/h. O custo de construção de uma garagem é de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Questionado sobre o potencial do Estado para a geração de energia, o pesquisador afirma que “é um dos melhores, tanto que o que nos atraiu a orientar as empresas que estão trabalhando com mobilidade. É justamente esse atrativo do Estado ser bem propício a geração fotovoltaica”.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, disse que a empresa já tem protótipos prontos para instalação. “Hoje é uma questão de engatar a escala de produção. O cenário é extremamente positivo, o Estado tem se destacado nacionalmente”.

De acordo com a Semagro, a quantia de sistema instalados cresceu 168% de 2016 para o ano passado. O cenário é privado, focado em condomínios, mas segundo Verruck “esse ano estamos saindo do residencial para o comercial e o rural”.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) acompanhou a cerimônia de entrega do modelo e disse que o carro ficará disponível, um passo a frente do Estado em relação a tecnologia. “Estamos agora construindo a vinda dessa fábrica para Mato Grosso do Sul. Isso aqui significa sustentabilidade e a gente está buscando fontes alternativas de energia”.

Nos siga no Google Notícias