ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Imasul ignora recomendação para proteger banhados em Bonito e Jardim

Portaria do Ministério do Meio Ambiente orienta desde 2017 a adoção de medidas para proteger área úmida, cheia de nascentes

Anahi Zurutuza e Aline dos Santos | 30/05/2019 14:43
De cima, dreno em propriedade rural na região do Brejão do Rio da Prata (Foto: Bonito Notícias)
De cima, dreno em propriedade rural na região do Brejão do Rio da Prata (Foto: Bonito Notícias)

Portaria do Ministério do Meio Ambiente orienta desde 2017 a adoção de medidas para proteção dos banhados, áreas cheias de nascentes, de rios importantes e de águas cristalinas em Bonito e Jardim. De acordo com quem entende do assunto, a recomendação, contudo, é ignorada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão responsável pela emissão de licenças ambientais, que tem permitido atividades de alto impacto, como a própria pecuária, em propriedades rurais nas proximidades do Rio Formoso, Rio da Prata, Rio Perdido e Córrego Seputá.

A portaria 421, publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de novembro de 2017, recomenda que Mato Grosso do Sul crie mecanismos nas áreas úmidas e corredores ecológicos “para conservação dos banhados e proteção das espécies ameaçadas de extinção”.

Ângelo Rabelo, presidente do Instituto do Homem Pantaneiro, afirma que o Imasul “ignorou totalmente” a recomendação. “É uma recomendação do Ministério do Meio Ambiente de 2017, em face de Estado e municípios de Jardim e Bonito, para tomar providencias porque são áreas de relevância que não estavam protegidas como APP [Área de Preservação Ambiental]”, detalha.

Ativo na defesa do meio ambiente, principalmente, depois que rios de Bonito e Jardim começaram a dar sinais de cansaço e tiveram as águas tomadas por barro, o promotor Alexandre Estuqui Junior explica que a portaria 421 tem caráter orientativo. “Não foi impositivo. Juridicamente, não tem força de imposição, mas moralmente, seria importante que se adotasse as providências”.

O promotor afirma ter dificuldade de cobrar o que está estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente. “Há um impasse hoje, porque o Ministério Público advoga para que áreas são APPs e o proprietário diz que não é área de preservação [a região dos banhados]. Para mim, independentemente da natureza jurídica, aquilo ali, as áreas de banhado deveriam ser preservadas. Se acabar o brejão, o Rio da Prata vai acabar”, exemplificou.

Imagem anexada ao processo mostra fazenda São Francisco (polígono amarelo) e área de vistoria (polígono vermelho). (Foto: Reprodução)
Imagem anexada ao processo mostra fazenda São Francisco (polígono amarelo) e área de vistoria (polígono vermelho). (Foto: Reprodução)

Drenos - Bonito e Jardim compartilham o Brejão do Rio da Prata, área úmida com 5 mil hectares que abrange várias fazendas. O local atua com função similar ao rim, mas filtrando os sedimentos. A região tem várias pequenas nascentes e os solos férteis atraem a agricultura.

Exemplo de que, conforme defendem os especialistas, a região não está preservada é que só do lado de Bonito, a PMA identificou, no ano de 2016, 46 quilômetros de drenos usar a água na agropecuária, na fazenda São Francisco e aplicou multa de R$ 13 milhões.

Nos siga no Google Notícias