ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Pela15ª vez, Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil

Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa também foram homenageados com o prêmio Braztoa

Adriano Fernandes | 03/11/2018 13:20
Lagoa Misteriosa em Bonito, encanta visitantes e pesquisadores por seu fundo "infinito". (Foto: Marcio Cabral/ Lagoa Misteriosa)
Lagoa Misteriosa em Bonito, encanta visitantes e pesquisadores por seu fundo "infinito". (Foto: Marcio Cabral/ Lagoa Misteriosa)

Polo turístico conhecido no mundo todo, dona de belezas únicas e que encantam no primeiro olhar, Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, mais uma vez deixa claro porque é uma das cidades que mais orgulham Mato Grosso do Sul. A cidade foi eleita pela 15ª vez o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil.

O município só não conquistou o posto em duas das 17 edições da competição que define “O Melhor de Viagem e Turismo” do país, que é concedido através de votação de leitores e júri especializado em turismo, publicado pela editora Abril.

São 25 categorias concorrentes que contemplam os melhores destinos, produtos e serviços relacionados ao setor de viagem e turismo, tanto nacionais quanto internacionais. Além da premiação principal, dois atrativo de Jardim, vizinha à Bonito, também conquistaram o prêmio Braztoa de Sustentabilidade no dia 26 de outubro, em Ilhabela (SP).

Foram premiados o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa na categoria Parceiros do Turismo, com a iniciativa “Na pegada da sustentabilidade: o modelo de gestão de ecoturismo do Recanto Ecológico Rio Da Prata e Lagoa Misteriosa (Jardim-MS)”. O prêmio Braztoa teve nesta 7ª edição um total de 143 inscritos, 75 projetos apresentados e 18 finalistas. 

Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim foi premiado pela adoção de práticas sustentáveis no Ecoturismo. (Foto: Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região)
Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim foi premiado pela adoção de práticas sustentáveis no Ecoturismo. (Foto: Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região)

A adoção de práticas sustentáveis, como reciclagem dos resíduos sólidos, produção de horta orgânica, viveiro de mudas, criação de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural)  na propriedade, visitação de mínimo impacto ambiental, sistema de gestão de segurança certificado são algumas das ações desenvolvidas nos atrativos.

“Este prêmio conquistado pelos atrativos Rio da Prata e Lagoa Misteriosa simboliza a organização de toda a região de Bonito e Serra da Bodoquena. A questão da sustentabilidade e normas de segurança são tratados com muito respeito e responsabilidade. Não tenho dúvidas que é uma conquista muito justa” comentou o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

Bonito Considerado polo de ecoturismo, o município destaca-se como o principal da região Bonito – Serra da Bodoquena, que é destino de ecoturismo, aventura com preservação ambiental, gestão pública focada na sustentabilidade e capacidade de carga controlada.

O voucher único, sistema desenvolvido pelo município de Bonito para monitoramento da capacidade de carga e que é modelo no mundo todo, é um dos responsáveis pela organização da atividade aliado à profissionalização da gestão e equipamentos turísticos.

O destino surpreende pelas belíssimas paisagens naturais, rios de águas cristalinas, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas, dolinas e abismos, além da rica fauna composta principalmente por animais aquáticos, como peixes e jacarés, além de pássaros. 

Confira o relatório sobre Bonito, através deste link, produzido pela revista, com informações de como chegar, onde ficar, o que fazer, sobre a gastronomia e algumas dicas.

Nos siga no Google Notícias