ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Prazo para empresas de caçambas se regularizarem em Campo Grande é adiado

Cadastramento prevê emissão do Controle de Transporte de Resíduos por meio Eletrônico.

Mirian Machado | 16/02/2019 12:44
Caçambeiros já cadastrados devem fazer as atualizações necessárias (Foto: Marina Pacheco/ Arquivo)
Caçambeiros já cadastrados devem fazer as atualizações necessárias (Foto: Marina Pacheco/ Arquivo)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande adiou por 30 dias o prazo para as empresas de caçambas se cadastrarem na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O decreto foi publicado no diário oficial do município essa semana e prevê multa, apreensão de equipamentos e suspensão de até 15 dias do exercício da atividade para se caso a Lei seja descumprida. O prazo estava previsto para ser encerrado no início deste mês.

O cadastramento e o recadastramento tem validade de um ano e prevê que as empresas devam fazer a emissão do Controle de Transporte de Resíduos por meio Eletrônico (E-CTR). O CTR será expedido em formato eletrônico e exigido dos operadores com a finalidade de comprovar a correta destinação do material para que seja feito o controle dos resíduos da construção civil permitindo assim rastreamento desde o gerador até a unidade de destinação.

As caçambas devem ter CTR Eletrônico toda vez que coletar, transportar e destinar os materiais à uma área devida. As empresas já cadastradas e que não realizarem as atualizações necessárias terão o acesso e seus cadastros cancelados.

Entre as normas estabelecidas em lei, além de ter o CTR os transportadores podem apenas coletar resíduos da construção civil, quando realizar a coleta não podem sujar as vias púbicas, não podem transportar a capacidade volumétrica acima do permitido, as caçambas devem ser estacionadas a 30 centímetros do meio fio, cada gerador pode acionar até duas caçambas ao mesmo tempo,o período máximo de permanência de cada caçamba no local é de até 7 dias, entre outras.

Toda essa ação é para ajudar na fiscalização e tentar reduzir o descarte irregular dos resíduos e também os caçambeiros clandestinos.

No início do mês, caçambeiros denunciaram ao Campo Grande News que trabalhadores clandestinos têm descartado vários tipos de resíduos às margens do Rodoanel na Capital. O local fica há alguns metros do aterro onde o material deveria ser levado.

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) havia informado que juntamente com a Patrulha Ambiental da Polícia Municipal realizam o monitoramento da área, mas que a autuação do infrator ocorre quando os descartes são identificados e flagrados pelos agentes mediante denúncia feita pelo 153 ou 156.

A Patrulha ambiental da Polícia Municipal informou que iriam intensificar as fiscalizações na região.

Nos siga no Google Notícias