ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Rio Paraguai já registra o menor nível dos últimos 8 anos em Ladário

Marca registrada hoje (3) em Ladário mostra 1,96 metros do rio neste trecho

Leonardo Rocha | 03/07/2020 11:03
Trecho do Rio Paraguai, na cidade de Ladário, em Mato Grosso do Sul (Foto: Anderson Gallo - Diário Corumbaense)
Trecho do Rio Paraguai, na cidade de Ladário, em Mato Grosso do Sul (Foto: Anderson Gallo - Diário Corumbaense)

O Rio Paraguai, no trecho da cidade de Ladário, chegou ao nível de 1,96 metros, que se trata da menor marca atingida, neste período, nos últimos oito anos na região. Este levantamento foi feito pela CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), em relação a altura atingida nesta sexta-feira (3).

De acordo com o Jornal Diário Corumbaense, a medida é abaixo do esperado, já que normalmente no mês de julho ocorrem os picos de cheia na região. A régua do Rio Paraguai em Ladário registrou, por exemplo, em julho de 2012, a altura de 2,84 metros.

Durante este período, o maior nível do rio foi em 2018, chegando a 5,28 metros de altura. O Boletim do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil, mostra que a marca de hoje (3) é a menor nos últimos oito anos.

Esta constatação foi feita na margem direita do Rio Paraguai, não sendo o local mais profundo, que mesmo quando o nível da água chegar a zero centímetro, ainda ao logo dos 250 metros de largura, terá uma profundidade média de 4 metros.

Um dos exemplos descritos na reportagem, é que em 1964, o rio chegou a registrar valores negativos, com 61 centímetros abaixo do zero. Segundo análise feita pela CPRM, que faz parte do Ministério de Minas e Energia, o nível do rio vai continuar baixando, podendo alcançar a marca de 1,62 metros, no dia 24 deste mês.

Nos siga no Google Notícias