ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Terceira madrugada de frio na semana teve geada em quatro cidades

Na região de Dourados, Rio Brilhante lidera em temperatura baixa na semana; hoje, cidade teve 3,8 graus, segundo Embrapa

Helio de Freitas e Silvia Frias | 27/05/2020 08:06
Centro de Rio Brilhante nesta manhã; cidade teve geada de intensidade fraca, segundo a Embrapa (Foto: Diego Batistoti)
Centro de Rio Brilhante nesta manhã; cidade teve geada de intensidade fraca, segundo a Embrapa (Foto: Diego Batistoti)

A terceira madrugada gelada desta semana em Mato Grosso do Sul teve formação de geada em pelo menos quatro cidades. O frio foi mais intenso em municípios da fronteira com o Paraguai e na região de Dourados, onde a “campeã” em temperaturas baixas nos últimos dias é Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande.

Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, que mantém estação meteorológica em Rio Brilhante, hoje a menor temperatura na cidade foi 3,8 graus às 6h, favorável à formação de geada de intensidade fraca. A mínima registrada nesta quarta-feira foi quase um grau a menos que a de ontem, 4,6ºC durante a madrugada.

Em Dourados, segundo o Guia Clima da Embrapa, o frio foi ainda mais intenso hoje em relação à terça-feira. A cidade teve 7,2 graus às 6h20. Ontem a mínima foi 7,6ºC também por volta de 6h. Neste ano ainda não houve formação de geada em Dourados.

A quarta-feira foi mais fria até mesmo em cidades normalmente mais quentes, como Ivinhema, onde a Embrapa também mantém estação meteorológica. A mínima foi de 8,4 graus às 5h53, quase três graus a menos que na manhã de ontem.

Conforme o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão, hoje teve geada em pelo menos outras três cidades sul-mato-grossenses – Amambai, Bela Vista e Iguatemi, as três na fronteira com o Paraguai.

Segundo ele, em Amambai e Bela vista a temperatura foi de 5 graus, com sensação de 1ºC. Iguatemi teve mínima de 4,3 graus e sensação térmica de 0 grau. Ponta Porã registrou 7,6 graus com sensação de 4 graus. Em Campo Grande, a mínima foi de 9,4 graus com sensação térmica de 7 graus.

Céu amanheceu limpo em Amambai, apesar do frio (Foto: Direto das Ruas)
Céu amanheceu limpo em Amambai, apesar do frio (Foto: Direto das Ruas)

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Brasília, informou ao Campo Grande News que na noite de hoje para quinta-feira (28) as temperaturas ainda serão baixas na região sul.

O Inmet registrou hoje 5,3 graus em Amambai, 4,5 em Rio Brilhante, 5,1 graus em Bela Vista e 9,6 na Capital. Para a manhã, a previsão é de temperaturas de 7 a 8 graus em municípios do extremo sul e parte da região leste. O frio diminui na região norte do Estado.

Já o Climatempo prevê aumento da temperatura a partir desta quinta-feira, com mínima de 10 graus em Amambai e Rio Brilhante.

Heráclio Alves destacou também a baixa umidade do ar, de 25% a 30%, índice considerado de alerta. Em Dourados, a Embrapa registrou ontem às 13h30 umidade mínima de 29%.

Nos siga no Google Notícias