ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

“Minha história não será apagada por um delator”, se defende Zé Teixeira

Zé Teixeira (DEM) afirma que vendas de bois para a JBS foram todas dentro da lei

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 18/09/2018 11:51
Deputado estadual Zé Teixeira (DEM) durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: ALMS/Divulgação)
Deputado estadual Zé Teixeira (DEM) durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: ALMS/Divulgação)

Alvo da Operação Vostok e em liberdade desde domingo (16), o deputado estadual José Roberto Teixeira (PDT) esteve na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (18) e deu entrevista coletiva para se defender da acusação e fazer parte de esquema de pagamento de propinas pela JBS à políticos. Zé Teixeira disse que é produtor rural há 52 anos e que a vida dele “é um livro aberto”.

“Eu compro e vendo bois, por volta de 28 mil por mês. Minha vida é um livro aberto, se eu tiver culpa a Justiça vai me julgar. Agora, eu acho lamentável mandarem 200 policiais federais de Brasília para prenderem 13 produtores que tem residência fixa em Mato Grosso do Sul”, criticou.

O parlamentar passou 5 dias na cadeia por força de mandado de prisão temporária.

Além de critica a ação da PF (Polícia Federal), Teixeira defende que os investigadores não tinham nada além do que foi dito na delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, sócios da J & F, grupo que administra a rede de frigoríficos JBS, em maio do ano passado.

“Não existe nada de novo. Sobre mim, em 4 anos eu vendi mais de 6 mil cabeças de gado para a JBS tudo declarado no Imposto de Renda. Tenho os atestados de vacina on-line dos bois, nota fiscal Eu recebo uma contranota da JBS de tudo que é vendido, dizendo que receberam os bois e eles me pagam. Esse dinheiro é depositado na minha conta no Bradesco e a partir dali tudo é fiscalizado pela Receita Federal”, disse o deputado.

Teixeira acrescentou que entregou documentos – notas fiscais, atestados da Vigilância Sanitária e extratos bancários – para a PF. “Eu fui preso temporariamente para dizer isso que estou dizendo a vocês”, afirmou na coletiva.

Para justificar o número de abates não corresponder com o total de bois comprados pela JBS, o produtor afirma que o processo pode ser feito em qualquer planta da empresa. “Nós levantamos na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aqui, eles podem embarcar os bois e matar onde quiserem, dizem que matavam até em Andradina, no interior de São Paulo”.

O deputado terminou a entrevista dizendo que não terá a honra manchada. “Minha história não será apagada por um delator, que saqueou o país, usou dinheiro público para montar cartéis”.

Policiais o gabinete do deputado Zé Teixeira, onde um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido no dia 12 (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Policiais o gabinete do deputado Zé Teixeira, onde um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido no dia 12 (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Vostok – Na quarta-feira (12), policiais federais e promotores do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), foram às ruas para cumprir 41 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna e Trairão, no Pará, além de 14 mandados de prisão temporária.

O foco da operação é um suposto esquema de propinas pela JBS em troca de incentivos fiscais do governo do Estado – quando o Executivo decide deixar de cobrar impostos para estimular que empresa se instale no Estado. Um das formas de lavar o dinheiro, segundo a investigação, era por meio das vendas dos chamados “bois de papel”, que existiam apenas em notas fiscais frias.

Políticos, pecuaristas e empresas do ramo frigorífico foram alvos.

Nos siga no Google Notícias