ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Aprovados no concurso da Assembleia protestam por nomeação

Eles também questionam desvio de função e quantidade de comissionados

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 22/06/2017 10:10
Aprovados no concurso da Assembleia em protesto nesta quinta-feira (22). (Foto: Leonardo Rocha).
Aprovados no concurso da Assembleia em protesto nesta quinta-feira (22). (Foto: Leonardo Rocha).

Aprovados no Concurso Público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foram até a casa de leis, nesta quinta-feira (22), para protestarem contra a demora na nomeação. Eles também questionam a reforma administrativa feita este ano e a quantidade de comissionados em relação aos concursados.

Pelo menos 30 pessoas estão no Legislativo Estadual. A intenção é conversar com os deputados estaduais sobre a situação. Eles estão com faixas com os seguintes dizeres: “igualdade entre o número de concursados e comissionados”, “nomeação já” e “chega de contratação, comecem a nomeação”.

Só no início deste mês é que a Assembleia homologou o concurso, cuja prova aconteceu no fim do ano passado. Desde então, nenhuma nomeação foi feita, com a justificativa de, primeiro a reforma administrativa e depois a nomeação de comissionados.

Os concursados começam, a princípio, a ser chamados no fim de junho. Até hoje, não saiu qualquer convocação.

Conforme Celso Reic Urbieta, advogado e aprovado para o cargo de consultor legislativo, o pedido é para que os 80 aprovados sejam chamados de uma vez, não por etapas, como havia anunciado o presidente Junior Mochi (PMDB).

O grupo também questiona a lei da reforma administrativa, promovida em 2017 pela casa de leis, que diferenciou servidores do gabinete de cada um dos 24 deputados e os demais, exonerando somente os da casa. Para os concursados, o Legislativo não poderia fazer esta diferenciação.

Outra reclamação é que muitos servidores comissionados estão em desvio de função e exercendo cargos que somente concursados poderiam. O certo seria, afirma Celso, que a casa tivesse 75% de aprovados em concursos e somente 25% comissionados. Quando, atualmente, a realidade é maioria sem concurso. 

Os nomeados afirmam que vão expor a situação para o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul).

Junior Mochi não está na Assembleia hoje, pois acompanha o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em agenda no interior do Estado. O celular deu sinal de desligado. Antes, o presidente justificou o adiamento das nomeações pela reforma administrativa e convocação de comissionados. A última decisão era que a primeira chamada ocorresse até o fim de junho e a segunda até dezembro.

Nos siga no Google Notícias