ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Com apoio de MS, Câmara aprova piso salarial de R$ 4,7 mil para a enfermagem

Proposta teve apoio de todos os parlamentares de Mato Grosso do Sul

Adriano Fernandes | 04/05/2022 23:54
Parlamentares durante a sessão desta quarta-feira (04). (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)
Parlamentares durante a sessão desta quarta-feira (04). (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

Com o apoio de toda a bancada de parlamentares de Mato Grosso do Sul, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras. A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.

O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado. O projeto teve o voto favorável da ampla maioria da Casa. Apenas o Novo declarou voto contrário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nos siga no Google Notícias