ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Canção que fala de superação de crise marcou a vida política de Wilson

"Terra Boa", música que se tornou espécie de hino de MS, associa-se à imagem do ex-governador

Osvaldo Júnior | 13/02/2018 14:02
Cantor Paulinho Simões, um dos compositores de Terra Boa
Cantor Paulinho Simões, um dos compositores de Terra Boa

No início da década de 1980, com a ditadura desgastada, o Brasil caminha para a redemocratização. Profunda crise marca essa transição e impacta o jovem Mato Grosso do Sul e demais estados. É nessa época que Paulinho Simões e Almir Sater compõem Terra Boa, música que enaltece o povo e as riquezas locais. A canção faz parte de um dos capítulos da história política sul-mato-grossense e, de modo específico, do ex-governador Wilson Barbosa Martins, falecido nesta terça-feira, dia 12.

“Superando crises sempre que elas vem. Meu sul de Mato Grosso te quero tanto bem”, cantava Alzira Espíndola. A canção, inicialmente jingle para a campanha eleitoral do então candidato ao governo do Estado, Wilson Barbosa Martins, tornou-se espécie de hino do Estado. As pessoas repetiam a letra que falava de crescimento a partir do próprio esforço, de juntar as forças, ir além e superar crises.

Os anos iniciais da música correspondem, assim, ao primeiro mandato do ex-governador, de 1983 a 1986. Também nessa época, ocorria, em âmbito nacional, as mobilizações pelas Diretas Já. O cenário era, de modo geral, de aspirações por mudanças. Versos como “nada é impossível, nada nos detém, só vai ser preciso você querer também” casavam bem com o contexto histórico.

A ligação entre Wilson e um dos compositores de Terra Boa, Paulinho Simões, ia além dessa canção. Paulo Simões, o pai do cantor, foi amigo de Wilson e atuaram juntos em escritório de advocacia. Assim, de acordo com a família de Paulinho, ele, desde criança, convivia com o ex-governador e seus familiares.

No entanto, as páginas das histórias do cantor e do ex-governador que se cruzaram publicamente são as relativas à música Terra Boa. A canção, que marcou profundamente a vida de Wilson Barbosa Martins, foi entoada no ano passado por Alzira Espíndola durante solenidade de cem anos do ex-governador.

Seguem abaixo a letra e o vídeo da música Terra Boa:

Quando se é moço
E tudo que se tem
Sai do próprio esforço
Para ser alguém

Nada é impossível
Nada nos detem
Só vai ser preciso
Você querer também

Quanta terra boa
Pra se viver bem
É juntando forças
Que se vai além

Superando crises
Sempre que elas vem
Meu Sul de Mato Grosso
Te quero tanto bem.

Nos siga no Google Notícias