A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

13/02/2018 14:02

Canção que fala de superação de crise marcou a vida política de Wilson

"Terra Boa", música que se tornou espécie de hino de MS, associa-se à imagem do ex-governador

Osvaldo Júnior
Cantor Paulinho Simões, um dos compositores de Terra BoaCantor Paulinho Simões, um dos compositores de Terra Boa

No início da década de 1980, com a ditadura desgastada, o Brasil caminha para a redemocratização. Profunda crise marca essa transição e impacta o jovem Mato Grosso do Sul e demais estados. É nessa época que Paulinho Simões e Almir Sater compõem Terra Boa, música que enaltece o povo e as riquezas locais. A canção faz parte de um dos capítulos da história política sul-mato-grossense e, de modo específico, do ex-governador Wilson Barbosa Martins, falecido nesta terça-feira, dia 12.

“Superando crises sempre que elas vem. Meu sul de Mato Grosso te quero tanto bem”, cantava Alzira Espíndola. A canção, inicialmente jingle para a campanha eleitoral do então candidato ao governo do Estado, Wilson Barbosa Martins, tornou-se espécie de hino do Estado. As pessoas repetiam a letra que falava de crescimento a partir do próprio esforço, de juntar as forças, ir além e superar crises.

Os anos iniciais da música correspondem, assim, ao primeiro mandato do ex-governador, de 1983 a 1986. Também nessa época, ocorria, em âmbito nacional, as mobilizações pelas Diretas Já. O cenário era, de modo geral, de aspirações por mudanças. Versos como “nada é impossível, nada nos detém, só vai ser preciso você querer também” casavam bem com o contexto histórico.

A ligação entre Wilson e um dos compositores de Terra Boa, Paulinho Simões, ia além dessa canção. Paulo Simões, o pai do cantor, foi amigo de Wilson e atuaram juntos em escritório de advocacia. Assim, de acordo com a família de Paulinho, ele, desde criança, convivia com o ex-governador e seus familiares.

No entanto, as páginas das histórias do cantor e do ex-governador que se cruzaram publicamente são as relativas à música Terra Boa. A canção, que marcou profundamente a vida de Wilson Barbosa Martins, foi entoada no ano passado por Alzira Espíndola durante solenidade de cem anos do ex-governador.

Seguem abaixo a letra e o vídeo da música Terra Boa:

Quando se é moço
E tudo que se tem
Sai do próprio esforço
Para ser alguém

Nada é impossível
Nada nos detem
Só vai ser preciso
Você querer também

Quanta terra boa
Pra se viver bem
É juntando forças
Que se vai além

Superando crises
Sempre que elas vem
Meu Sul de Mato Grosso
Te quero tanto bem.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions