ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Cidadão “de mal” desmata, diz Gisele Bündchen em carta para Tereza Cristina

Na carta enviada à Tereza nesta quarta-feira (16), a topmodel responde à comentários feitos pela ministra em entrevista à rádio Jovem Pan no na segunda-feira (14)

Anahi Zurutuza | 17/01/2019 09:51
Ministra Tereza Cristina em entrevista na saída de sua residência em Brasília no dia 8 de janeiro (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Ministra Tereza Cristina em entrevista na saída de sua residência em Brasília no dia 8 de janeiro (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Em carta endereçada à Tereza Cristina (DEM-MS), Gisele Bünchen reagiu aos comentários feitos pela ministra da Agricultura que a criticou por causa da preocupação que a topmodel tem demonstrado em relação ao meio ambiente pós-eleição de Jair Bolsonaro (PSL). A modelo classificou como “maus brasileiros” as pessoas que desmatam e grilam terras.

Na carta enviada à Tereza nesta quarta-feira (16), Gisele cita entrevista que a ministra deu à rádio Jovem Pan, na segunda-feira (14). Entre as declarações, ministra disse que a modelo não deveria falar publicamente sobre os casos de desmatamento que acontecem no Brasil porque isso “reverbera” no mundo. Quem faz isso, diz a titular da Agricultura, são “maus brasileiros”.

No texto Gisele diz ter orgulho de ser brasileira e que na carreira internacional, sempre representou o País da melhor forma pode.

Ela também conta uma pouco da infância no interior do Rio Grande do Sul e do contato com a agricultura familiar, praticada pelos avós. Por tudo isso, a modelo diz ser amante da natureza.

“Valorizo e prezo muito o papel tão importante que a agricultura e os agricultores têm para o nosso país e nosso povo, mas ao mesmo tempo acredito que a produção agropecuária e a conservação ambiental precisam andar juntas”.

Em seguida, ela descreve sua atuação como defensora de causas ambientais, uma vez que Tereza, ainda conforme matéria do Jornal Folha de São Paulo, disse que Gisele fala “sem conhecimento de causa”.

À rádio, na segunda-feira, a titular da pasta da Agricultura afirmou que Gisele deveria dizer que "o país preserva, que o seu país está na vanguarda do mundo da preservação, e não vir aqui no Brasil meter o pau sem conhecimento de causa".

Também na carta, ela rebate argumento da ministra de que o Brasil é um dos países que mais tem conservação ambiental e cita números sobre o desmatamento na Amazônia.

Tereza Cristina já deu declaração em resposta à carta, dando o assunto por encerrado. Segundo a Folha, a ministra disse que ficou feliz com a gentileza e que vai convidar Gisele para tratar de uma agenda positiva que una agricultura e preservação, “projetos que Gisele, com sua inteligência e sensibilidade , possa se envolver na divulgação, se avaliar que deve”.

Gisele Bünchen posa para foto (Foto: Instagram/Divulgação)
Gisele Bünchen posa para foto (Foto: Instagram/Divulgação)

Leia a carta na íntegra:

"Excelentíssima Senhora Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina
Escrevo respeitosamente à senhora para me manifestar em relação a alguns comentários que foram feitos e que dizem respeito à minha pessoa em sua entrevista no dia 14 de janeiro ao veículo Jovem Pan. Causaram-me surpresa as referências negativas ao meu nome, pois tenho orgulho de ser brasileira e sempre representei meu país da melhor forma que pude.

Primeiramente, gostaria de dividir com a senhora um pouquinho da minha trajetória. Sou uma apaixonada pela natureza e tenho uma conexão muito forte com a terra. Nasci no interior do Brasil, onde a agricultura sempre foi fundamental para a economia e desenvolvimento de todos os municípios do entorno. Meus avós também praticavam agricultura familiar.

Valorizo e prezo muito o papel tão importante que a agricultura e os agricultores têm para o nosso país e nosso povo, mas ao mesmo tempo acredito que a produção agropecuária e a conservação ambiental precisam andar juntas, para que nosso desenvolvimento possa ser sustentável e longevo.

Desde 2006 venho apoiando projetos e me envolvendo com causas socioambientais no Brasil (através da doação de parte da renda da venda de produtos licenciados com meu nome a diversos projetos relacionados à água e florestas até o apoio e realização de projeto de reflorestamento de mata ciliar na minha cidade natal). Já visitei a Amazônia algumas vezes e conheci de perto a realidade da região norte de nosso país. Em decorrência do meu trabalho relacionado ao meio ambiente fui convidada para ser Embaixadora da Boa Vontade da ONU para o Meio Ambiente e também pelo presidente da França para participar do lançamento do Pacto Global para o Meio Ambiente na Assembleia Geral da ONU nos Estados Unidos, além de ter participado de inúmeros encontros com presidentes de empresas, universidades, cientistas, pesquisadores, agricultores e organizações do meio ambiente, onde pude trocar informações e aprender cada vez mais sobre como cuidar do nosso planeta.

Tendo ciência, através de diferentes fontes de informação, do alto grau de comprometimento e irreversibilidade que algumas ações governamentais poderiam trazer ao meio ambiente, como cidadã brasileira preocupada com os rumos da minha nação resolvi, em algumas oportunidades que entendi críticas e merecedoras de atenção, me manifestar.

A Senhora mencionou a grande quantidade de áreas protegidas no Brasil. Lamento, no entanto, ver notícias, como a do final do ano de 2018, com dados do Governo Federal divulgados amplamente na imprensa, que o desmatamento na Amazônia havia crescido mais de 13%, o que representava a pior marca em 10 anos. Um patrimônio inestimável ameaçado pelo desmatamento ilegal e a grilagem de terras públicas. Estes sim são os “maus brasileiros”.

Precisamos usar a tecnologia e todo conhecimento científico a favor da agricultura e da produtividade para que evitemos que novos desmatamentos possam ultrapassar o ponto de não retorno em que a degradação em curso do clima ameno se tornará irreversível.

Vejo a preservação da natureza não somente como um dever ambiental legal, mas também como uma forma de assegurar água, biodiversidade e condições climáticas essenciais para a produção agrícola.

Cara Ministra Teresa Cristina, seu papel como ministra da Agricultura - em um país onde clima, agricultura e floresta têm papel chave para nossa economia - é fundamental. Sei do desafio que tem pela frente e torço para que em seu mandato possam ser celebradas ações concretas que resultem em um Brasil mais sustentável, justo e próspero.

Ficarei muito feliz em poder divulgar ações positivas que forem tomadas neste sentido.

Com respeito,
Gisele Bündchen"

Nos siga no Google Notícias