ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputada quer reforço policial para audiência sobre “Escola sem Partido”

Evento vai ocorrer amanhã (23), a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa

Leonardo Rocha | 22/05/2018 13:26
Deputada Mara Caseiro (PSDB) vai organizar audiência amanhã (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputada Mara Caseiro (PSDB) vai organizar audiência amanhã (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A deputada Mara Caseiro (PSDB) adiantou que vai pedir “reforço na segurança” para garantir que a audiência pública sobre o projeto “Escola sem Partido” possa ocorrer amanhã (23), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa. Ela teme que o protesto de quem é contra o programa inviabilizem o evento, como ocorreu no ano passado.

“Já fizemos este pedido (reforço) tanto para segurança, como aos policiais que trabalham no legislativo, pois não queremos colocar ninguém em risco, o último evento que fizemos teve que ser encerrado antes do debate, porque quase se chegou às vias de fato”, disse a tucana.

Mara ponderou que a intenção é ouvir os “dois lados”, dando espaço para quem for contra e a favor apresentar os argumentos. “Entendo que em um estado democrático deve se promover o debate, o que peço as pessoas é que apenas tenham respeito e possam discutir o assunto de forma civilizada”, adiantou.

De acordo com a deputada, foram convidados especialistas sobre o tema, como um dos idealizadores do programa à nível nacional, Miguel Nagib. Ela garante que também fez o convite aos segmentos que representam os professores. “Todos foram chamados e terão espaço para debater”.

Projeto – A proposta da “Escola sem Partido” obriga as escolas a fixar cartazes nas salas de aula, expondo deveres que os professores devem cumprir, entre eles o de não fazer “doutrinação” política, da questão de gênero ou de religião aos alunos. Eles alegam que os docentes devem apresentar todas as opções e vertentes (políticas), sem influenciar o estudante.

Já os críticos dizem que esta questão é uma espécie de “censura” ao trabalho dos professores, que como profissionais já cumprem regras, leis e normas de ética da profissão. O deputado Pedro Kemp (PT) inclusive diz que o tema é inconstitucional, por já haver um parecer contrário do STF (Supremo Tribunal Federal) e AGU (Advocacia-Geral da União).

Na sessão de hoje (22), o deputado Paulo Siufi (MDB) pediu a retirada do seu nome do projeto. A justificativa é que o assunto não teve o “consenso”entre os professores, por isso não vai mais apoiar a matéria. Além de Mara, também assinaram a proposta: Lídio Lopes (PEN), Maurício Picarelli (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB) e o ex-deputado Coronel David.

Nos siga no Google Notícias