ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ministro do Supremo anula todas as condenações de Lula referentes à Lava Jato

Decisão abre caminho para o Partido dos Trabalhadores lançar Lula como candidato em 2022

Ângela Kempfer | 08/03/2021 14:47
Ex-presidente Lula quando deixou prédio da PF em Curitiba. (Foto: Estadão)
Ex-presidente Lula quando deixou prédio da PF em Curitiba. (Foto: Estadão)

No início da tarde desta segunda-feira (8), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, anulou todos as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes à operação Lava-Jato.  Por enquanto foi avaliado apenas o habeas corpus da defesa, não o mérito da questão.

Segundo decisão de Fachin, a 13ª Vara Federal,  em Curitiba (PR), não tinha competência para julgar as ações contra o ex-presidente. O relator da operação no Supremo, determinou a remessa dos autos dos processos à Justiça Federal do Distrito Federal.

Eram três ações da Operação Lava Jato contra Lula, referentes a triplex do Guarujá, sítio de Atibaia e valores pagos ao Instituto Lula.

Com a decisão no STF, o ex-presidente mantém os direitos políticos preservados e abre caminho para o Partido dos Trabalhadores lançar Lula como candidato em 2022.

Na primeira instância, a sentença do caso do sítio havia determinado reclusão de quase 13 anos. Na segunda instância, Lula teve a pena ampliada para mais de 17 anos, acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ponto central era a relação com recurso da Petrobrás, mas na avaliação de Fachin, "não há, contudo, o apontamento de qualquer ato praticado pelo paciente no contexto das específicas contratações realizadas pelo Grupo Odebrecht com a Petrobras S/A, o que afasta, por igual, a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba ao processo e julgamento das acusações".

Além de anular as condenações, o ministro também declarou a “perda de objeto” de 14 processos que tramitam no STF contra o ex-juiz Sergio Moro, acusado de ser parcial no julgamento.

Veja a decisão completa clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias