ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Na tribuna da Câmara, Fábio Trad critica diferenças entre regiões

Gabriel Neris | 18/10/2012 13:52
Diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes, diz deputado (Foto: Minamar Júnior)
Diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes, diz deputado (Foto: Minamar Júnior)

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discursar sobre as desigualdades regionais no Brasil. De acordo com o deputado, as distinções reproduzem um modelo socioeconômico e político arcaico e desagregador.

Segundo Fabio Trad, as diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes.

“Ainda que sob as óticas das políticas públicas estejam orçamentos e planos diferentes, a apartação regional e a injustiça social são faces de uma mesma e carcomida moeda. Os subsídios têm sido largamente utilizados como remédio para a redução das desigualdades regionais. Muitas vezes tem efeito inverso e perverso. Sem critérios rígidos de controle, subsídios públicos engordam bolsos de aventureiros e funcionários corruptos”, afirmou.

Os chamados fundos constitucionais, ancorados em agências como a Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), aplicaram o equivalente a 10 bilhões de dólares em financiamentos subsidiados entre 1989 e 2002.

“Se as crônicas desigualdades regionais não cederam diante dos estratosféricos bilhões de dólares em financiamentos subsidiados, parece óbvio que é a eficácia dessa política que deve ser questionada”, refletiu Trad.

“Impostos pagos por milhões de contribuintes foram destinados a poucos empresários das regiões favorecidas. Estas políticas apenas transferiram recursos dos pobres das regiões ricas para os ricos das regiões pobres”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias