A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

18/10/2012 13:52

Na tribuna da Câmara, Fábio Trad critica diferenças entre regiões

Gabriel Neris
Diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes, diz deputado (Foto: Minamar Júnior)Diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes, diz deputado (Foto: Minamar Júnior)

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discursar sobre as desigualdades regionais no Brasil. De acordo com o deputado, as distinções reproduzem um modelo socioeconômico e político arcaico e desagregador.

Segundo Fabio Trad, as diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes.

“Ainda que sob as óticas das políticas públicas estejam orçamentos e planos diferentes, a apartação regional e a injustiça social são faces de uma mesma e carcomida moeda. Os subsídios têm sido largamente utilizados como remédio para a redução das desigualdades regionais. Muitas vezes tem efeito inverso e perverso. Sem critérios rígidos de controle, subsídios públicos engordam bolsos de aventureiros e funcionários corruptos”, afirmou.

Os chamados fundos constitucionais, ancorados em agências como a Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), aplicaram o equivalente a 10 bilhões de dólares em financiamentos subsidiados entre 1989 e 2002.

“Se as crônicas desigualdades regionais não cederam diante dos estratosféricos bilhões de dólares em financiamentos subsidiados, parece óbvio que é a eficácia dessa política que deve ser questionada”, refletiu Trad.

“Impostos pagos por milhões de contribuintes foram destinados a poucos empresários das regiões favorecidas. Estas políticas apenas transferiram recursos dos pobres das regiões ricas para os ricos das regiões pobres”, reforçou.



Raízes são raízes. Nossa memória não pode ser curta.A criação das antigas Sudan, Sudene e outras que direcionadas pelo governo federal desde antes da nova Constituição, cultivou o direcionamento de verbas, empréstimos a fundo perdido, etc. onde nem toda a população da região é beneficiada. Na maioria das vezes atendem a poucos.São raízes da política de desenvolvimento. Felizmente, que também por suas raízes, levanta para por o dedo na ferida protecionista. São raízes, cultivadas na convivência e exemplo do velho guerreiro, baluarte da ética e da boa conduta, cuja memória não nos deve faltar, a lembrança do nobre deputado que representou nosso estado, pois sua cadeira está sem dúvida ocupada com respeito e equilíbrio. São raízes mais profundas que bem representam o nosso povo.
 
ALMERINDO DE OLIVEIRA em 19/10/2012 23:30:52
Parabéns ! deputado Fábio Trad, pela brilhante fala no congresso nacional, muito obrigado por ser nosso representante em Brasilia temos orgulho de termos votado em você, como teremos orgulho de votarmos no giroto.Orlando Silva dos Santos e família.
 
orlando silva dos santos em 19/10/2012 05:44:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions