ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

“Não temos clima para eleições”, defende Reinaldo sobre adiamento

Para governador, realizar pleito mais para o fim do ano é a melhor alternativa

Anahi Zurutuza | 26/05/2020 16:45
Contato entre eleitor e mesário, filas e aglomerações seriam preocupações para a saúde em tempos de pandemia (Foto: TRE-MS/Divulgação)
Contato entre eleitor e mesário, filas e aglomerações seriam preocupações para a saúde em tempos de pandemia (Foto: TRE-MS/Divulgação)

O governador Reinado Azambuja (PSDB) é um dos defensores do adiamento das eleições municipais. Para ele, não há “clima” para realizar o primeiro turno em outubro diante de milhares de mortes causadas pela covid-19 e das atenções voltadas ao controle da pandemia do coronavírus.

“Não temos clima hoje no País para isso. Se prorrogar mais para o fim do ano, a gente vai ter saído dessa fase aguda, até para os candidatos fazerem campanha. Acho que é por isso que este projeto está pegando força”, comentou em entrevista ao Campo Grande News por telefone.

Governador Reinaldo Azambuja em entrevista (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Governador Reinaldo Azambuja em entrevista (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Embora a pandemia tenha vindo como desafio para candidatos que terão também de reinventar métodos de fazer campanha, Reinaldo acredita que mais para a frente será possível marcar reuniões e fazer visitas.

Nessa segunda-feira (25), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e descartou prorrogar mandatos e adiar as eleições municipais para o próximo ano, mas em função pandemia, admitiu a possibilidade de mudar a data das votações.

“As eleições municipais somente devem ser adiadas se não for possível realizá-las sem risco para a saúde pública. Em caso de adiamento, ela deverá ser pelo prazo mínimo e inevitável. Prorrogação de mandatos, mesmo que por prazo exíguo, deve ser evitada até o limite. E o cancelamento das eleições municipais para fazê-las coincidir com as eleições nacionais em 2022 não é uma hipótese sequer cogitada”, disse.

Nos siga no Google Notícias