ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Presidente da Assomasul defende eleição só em 2022

Medida pode evitar abstenções, além de prejudicar prefeitos com mais de 60 anos com direito à reeleição

Tainá Jara | 26/05/2020 15:14
O presidente da Assomasul Pedro Caravina (Foto: Divulgação/Assomasul)
O presidente da Assomasul Pedro Caravina (Foto: Divulgação/Assomasul)

Prefeitos de Mato Grosso do Sul defendem o adiamento das eleições municipais para 2022, em virtude dos impactos da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, a unificação dos pleitos municipal, estadual e federal, pode evitar abstenções, além de “gastança” inoportuna, em ano de crise sanitária.

O posicionamento segue documento aprovado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), divulgado nesta terça-feira, enfatizando as dificuldades que as prefeituras estão enfrentando a covid-19.

Segundo Caravina, a realização das eleições municipais neste ano dificulta o cumprimento, por exemplo, de inúmeros prazos a serem cumpridos, em atendimento à legislação eleitoral, que obrigam o afastamento dos servidores.

O próprio distanciamento social, que obriga a permanência de cidadãos com mais de 60 anos a se manterem afastados do convívio social, inviabiliza a realização das convenções partidárias, campanhas eleitorais e até mesmo o "corpo a corpo" com os eleitores. "Este processo democrático fica comprometido", pontua.

Prefeito da Bataguassu, Caravina observa ainda que atualmente 1.313 prefeitos em exercício têm mais de 60 anos e, destes, 1.040 têm o direito de concorrer à reeleição e, portanto, estariam impedidos de fazer campanha de forma efetiva.

Final do ano - O adiamento de apenas poucos meses do pleito previsto para 4 de outubro, no entanto, não seria suficiente para resolver uma série de questões burocráticas. “Consideramos inviável a posse em janeiro. Não dá tempo de fazer transição. Não será possível aprovar as contas das campanhas. O que, por certo, repercutirá negativamente nas ações do novo governo e, sobretudo, na continuidade das políticas públicas de combate à pandemia”, afirma Caravina.

De acordo com o dirigente, é totalmente inoportuna a gastança com as campanhas e o próprio pleito que, segundo estudos, chegam a valores em torno de R$ 19 a 24 bilhões. Recursos que poderiam ser destinados para suprir as deficiências do sistema de saúde e possibilitar que mais vidas sejam salvas.

Servidores - Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nas últimas eleições participaram 2.302.248 pessoas atuando como mesários, e o total de votantes foi de 146.658.156 cidadãos. “Esse contingente estaria correndo risco e boa parcela, certamente, por medo, se absteria de votar. A legislação eleitoral impõe uma série de restrições que impedem o pleno atendimento das urgências do momento em face da pandemia”, lembrou o presidente da Assomasul.

Para Caravina, o risco para a democracia é gravíssimo. O próprio TSE divulgou estudo que aponta que nada mais nada menos que 55 países adiaram as eleições.

Carta – A ‘Carta Aberta ao Congresso Nacional e à Nação’ foi elaborada um dia após reunião por videoconferência, ocorrida na segunda-feira (25), do CNM, do qual Caravina é um dos membros, a exemplo dos demais presidentes estaduais de associações e federações de municípios.

Durante o encontro remoto, foi consenso do movimento municipalista a inviabilidade de realizar as eleições municipais neste ano. “Dirigem-se ao Congresso Nacional e à Nação Brasileira para requerer, em nome da democracia e do Estado de Direito que precisa ser preservado, bem como, do direito à vida, a não realização das eleições municipais no corrente ano e que em decorrência disso seja considerada a posição histórica do Movimento Municipalista Brasileiro no sentido da unificação dos mandatos com a realização de uma eleição geral em 2022”, diz trecho do documento.

Nos siga no Google Notícias