ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

Câmara de Vereadores aprova porte de arma para os guardas municipais

Luciana Brazil | 21/05/2013 15:49

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, em segunda discussão, o projeto de lei que dá aos guardas municipais o porte de arma. Na prática, os servidores municipais passam a ajudar na segurança pública do município. Aprovada por unanimidade, a proposta segue para a promulgação, e não há necessidade da sanção do prefeito Alcides Bernal (PP).

O autor do projeto, o vereador Alceu Bueno (PSL), acredita que a proposta coloca a Guarda à disposição, como uma colaboradora, não invadindo esfera de competência da PM (Polícia Militar).

Com a aprovação, a Lei Orgânica é alterada e passa a ter o seguinte texto: “criar e manter a Guarda Municipal armada e uniformizada, necessária à proteção de seus bens, logradouros, serviços, instalações e a ordem pública, e também como serviço permanente de proteção dos munícipes e pessoas em geral”.

O vice-presidente do Sindicato dos guardas municipais, Alberto Costa Neto, ressalta que dos 1,4 mil servidores, apenas os selecionados terão o porte de arma. "É preciso fazer um teste de aptidão física, um teste psiquiátrico, entre outras avaliações. Não são todos que estarão armados".

O projeto foi aprovado modificando a redação do inciso IV do artigo 8º, e acrescenta parágrafos ao artigo 81, ambos da Lei Orgânica do Município de Campo Grande.

Para Bueno, a proposta visa a segurança dos próprios guardas municipais. “Outro fator indubitável é a segurança para os próprios guardas municipais. É extremamente necessário que os mesmos tenham o porte de arma. Hoje em dia a guarda municipal, conforme a lei 4.520/07, não tem mais o dever único de guarda patrimonial e predial, e já tem exercido o serviço de proteção das pessoas, dos munícipes, inclusive com viaturas fazendo patrulhamento. Entretanto, por estarem desarmados, já houve casos de viaturas serem alvejadas por bandidos e quase levar a óbito o efetivo por não terem como se defender”, alega a justificativa do Projeto.

matéria corrigida às 18h06

Nos siga no Google Notícias