ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

"Cocho" de pneu velho é alternativa sustentável aos pecuaristas

Liana Feitosa | 31/07/2014 09:57

Pneus gigantes, geralmente usados em caminhões do setor de mineração, podem, também, ser opção sustentável para pecuaristas. A ideia apresentada durante a etapa de Campo Grande do Circuito ExpoCorte, que está sendo realizado deste ontem em Campo Grande, é utilizar pneus que seriam usados na alimentação de fornos industriais como bebedouro para o gado.

De acordo com Fernando Loureiro Lima, gerente comercial do negócio, a alternativa existe nos Estados Unidos há quase 40 anos. No Brasil, as conversas para trazer o negócio começaram em 2012 e, desde agosto do ano passado, a alternativa sustentável é realidade.

Para Lima, o principal benefício dos tanques de borracha é justamente o respeito ecológico, já que o pneu recebe um descarte correto. "Quando esses produtos se tornam combustível para fornos de indústrias, é gerada poluição ambiental imediata, direta, prejudicando grandemente o meio ambiente", explica. Além disso, devido ao material rijo com que são feitos, o produto se torna praticamente indestrutível e impossível de se deteriorar no meio ambiente, significando riscos à preservação ambiental.

Comparação - Se comparados aos tradicionais, os tanques reciclados de pneu oferecem ainda mais vantagens ao produtor rural. Bebedouros artificiais precisam de reparo e manutenção constantes, segundo o gerente. "Um tanque de concreto pode durar 20, 25 anos, mas ele também pode trincar até com certa facilidade. Uma vez trincado, já não tem mais utilização", completa. "Bebedouros de chapa são ainda piores, porque tem vida útil muito curta. Enferrujam, furam e dão vagamento, por isso a opção reciclada se torna a melhor opção", finaliza.

Devido às vantagens, o custo-benefício do produto ao fazendeiro é alto. "Além de não oferecer riscos ao rebanho, como machucados ou intoxicação, a durabilidade do bebedouro permite que o pecuarista economize ao evitar manutenções e trocas", conta.

Os pneus passam por um processo de corte e adaptação para a instalação de um fundo de concreto, já na propriedade rural, para que funcione corretamente. Em Campo Grande, a empresa Rubber Tank é a responsável pelas vendas da alternativa reciclada, que foi apresentada na ExpoCorte, evento que acontece até amanhã na Capital. A feira percorre os principais centros pecuários do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: rubbertankbrasil@gmail.com.

O evento - A etapa de Campo Grande do Circuito ExpoCorte começou ontem, com discussões e palestras sobre o setor pecuário no Estado. O debate sobre as questões ambientais ligadas à produção agrícola é um dos temas abordados no encontro, que, hoje, tem palestra, às 16h, com o tema "Soluções Ambientais" e o novo Código Florestal, com a advogada Samanta Pineda.  

O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e termina à noite, quando está marcado, às 19h, um leilão.

Tanque reciclado pode armazenar até 5 mil litros de água.
Tanque reciclado pode armazenar até 5 mil litros de água.
Nos siga no Google Notícias