A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

17/06/2013 09:48

À espera de ministro e Funai, não há data para vacinar gado em Sidrolândia

Aline dos Santos
Gado foi retirado às pressas por fazendeiros, (Foto: Cleber Gellio)Gado foi retirado às pressas por fazendeiros, (Foto: Cleber Gellio)

A vacinação contra a aftosa nos município de Sidrolândia e Dois Irmão do Buriti, área de conflito entre índios e fazendeiros, ainda não tem data para acontecer.

De acordo com a diretora-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, a agência aguarda ordens do Ministério da Justiça e da Funai (Fundação Nacional do Índio) para definir a logística.

Também ainda não há levantamento sobre o número de animais que serão vacinados. Nos dois municípios, o rebanho de gado chega a 15 mil cabeças. Dono da fazenda Buriti, Ricardo Bacha afirma que 300 animais ficaram sem vacina.

Na semana passada, a Iagro restringiu a movimentação de gado em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. De acordo com a portaria 2.820, o “trânsito de bovídeos, equídeos e outras espécies” deve obrigatoriamente ser acompanhado de agentes da Iagro.

A medida de apertar o cerco quanto ao trânsito dos animais foi tomada após os fazendeiros, às pressas, retirarem o rebanho para propriedades vizinhas, sem obter GTA (Guia de Trânsito Animal). A desocupação da fazenda Buriti, em 30 de maio,  resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos, e agravou o conflito fundiário no Estado. 



Primeiro a iagro,tem que mui respeitosamente pedir autorização para os indígenas, para a funai e o cimi para vacinar o gado que restou,depois se assim for concedido haverá a vacinação, isso ai já virou piada, quando houver um foco de aftosa e o MS não vender mais nada ai é a hora de exportar os gados criados e vacinados pelos indígenas, alias se em SIDROLÂNDIA for igual DOURADOS vai ficar só na vontade, porque aqui nada se produz, quer dizer produz sim, se produz muitos, muitos, muitos índios pedindo esmola, e as terras produzindo mato, mato, mais muito mato mesmo, exceto aquelas que foram arrendadas para" terceiros", no caso não indígenas
 
ney fernando em 17/06/2013 21:56:19
Sim temos, voce encontra nos armazéns de villa as cesta base que o governa dá eles entrega em troca de pinga cachaça kkkkkkkkk
 
macedo gonçalves de menezes em 17/06/2013 12:09:18
Beleza, atrasa a vacinação e se der um foco de aftosa e os outros países suspenderem a compra? Haverá prejuízos que serão cobrados de quem? Por fim uma ultima pegunta:
- Alguém sabe o endereço de algum supermercado onde poderíamos comprar produtos feitos por indígenas?
 
Milton S. Miguel em 17/06/2013 11:32:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions