ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Economia

À espera de ministro e Funai, não há data para vacinar gado em Sidrolândia

Aline dos Santos | 17/06/2013 09:48
Gado foi retirado às pressas por fazendeiros, (Foto: Cleber Gellio)
Gado foi retirado às pressas por fazendeiros, (Foto: Cleber Gellio)

A vacinação contra a aftosa nos município de Sidrolândia e Dois Irmão do Buriti, área de conflito entre índios e fazendeiros, ainda não tem data para acontecer.

De acordo com a diretora-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, a agência aguarda ordens do Ministério da Justiça e da Funai (Fundação Nacional do Índio) para definir a logística.

Também ainda não há levantamento sobre o número de animais que serão vacinados. Nos dois municípios, o rebanho de gado chega a 15 mil cabeças. Dono da fazenda Buriti, Ricardo Bacha afirma que 300 animais ficaram sem vacina.

Na semana passada, a Iagro restringiu a movimentação de gado em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. De acordo com a portaria 2.820, o “trânsito de bovídeos, equídeos e outras espécies” deve obrigatoriamente ser acompanhado de agentes da Iagro.

A medida de apertar o cerco quanto ao trânsito dos animais foi tomada após os fazendeiros, às pressas, retirarem o rebanho para propriedades vizinhas, sem obter GTA (Guia de Trânsito Animal). A desocupação da fazenda Buriti, em 30 de maio,  resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos, e agravou o conflito fundiário no Estado. 

Nos siga no Google Notícias