ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Acrissul representa Frente Nacional da Pecuária junto ao Cade

Nadyenka Castro | 28/06/2012 19:25

Em reunião na tarde desta quinta-feira, ficou definido que a entidade de MS vai ser porta voz da Fenapec

Reunião entre Cade e Fenapec foi realizada nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)
Reunião entre Cade e Fenapec foi realizada nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vai representar a Fenapec (Frente Nacional da Pecuária) junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Em reunião nesta quinta-feira, em Brasília, na sede do Cade, ficou definido que a Acrissul irá representar a Fenapec na investigação geral sobre a concentração de frigoríficos nas principais regiões produtoras de carne bovina do País.

A participação da Acrissul é a pedido do presidente do Cade Vinícius Marques de Carvalho. O Conselho solicita ainda que a Fenapec faça sugestões a um questionário que está sendo encaminhado aos frigoríficos.

O Cade quer informações sobre abates, situação das plantas frigoríficas, compras, vendsa e qualquer tipo de alienação de indústrias, nos últimos cinco anos, principalmente relativas ao JBS, empresa sobre a qual pesam as maiores reclamações dos pecuaristas.

Segundo o presidente do Cade, as entidades que representam os pecuaristas deverão constituir um procurador jurídico para estudar o processo envolvendo a fusão JBS-Bertin, que será julgada pelo órgão ainda este ano, para que passe a funcionar como terceiro interessado, auxiliando nas investigações e até propondo procedimentos.

“É uma forma democrática de proteger o mercado, em todos os seus elos envolvidos”, afirmou Vinícius Carvalho.

Para a Fenapec, o próprio JBS já admitiu em encontro com as entidades, promovido no início deste mês, que a indústria trabalha com ociosidade em todos os estados em que atua.

Para a Frente, em todo o País são mais de 20 plantas adquiridas pelo frigorífico neste ano, e estão todas fechadas.

De acordo com o presidente da Acrissul, Francisco Maia, a questão da concentração da indústria frigorífica deve ser analisada de maneira diferenciada – “o certo seria aplicar o conceito de concentração por região produtora, de acordo com a realidade local”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias