ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Agilidade é apontada como diferencial de novo sistema de gestão agropecuária

Fabiano Arruda | 19/04/2012 17:03

Parceria entre Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o projeto de lançamento da Plataforma de Gestão Agropecuária, um sistema que vai reunir dados de criação e transporte de animais em todo o país, tem como diferenciais a agilidade e a transparência.

A opinião é do senador Antônio Russo (PR). Para ele, a transparência no processo de criação e transporte de animais nos 27 estados e a redução da burocracia serão os principais benefícios do novo sistema.

Segundo o parlamentar, o mecanismo deve gerar a possibilidade de o País ganhar novos mercados internacionais e de ampliar a confiança do brasileiro, que consome 70% da carne produzida no país.

“Essa plataforma representa mais transparência e menos burocracia. Além disso, distribui as responsabilidades entre governo e produtores. Com certeza o setor agropecuário sairá ganhando e poderá contar com um melhor processo de gestão operacional e estratégico”, disse Russo, segundo informações da assessoria.

Os registros dos estados devem ser integrados ao sistema em até 60 dias. A partir de 1º de julho todas as GTAs (Guias de Trânsito Animal) deverão ser eletrônicas, emitidas a partir do sistema da PGA. As informações sobre o rebanho no País serão centralizadas no Mapa, o que, entre os benefícios, devem aumentar a segurança do trânsito de bovinos em casos de problemas sanitários.

Nos siga no Google Notícias