ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Agricultores familiares esclarecem dúvidas sobre regularização de dívidas

Nyelder Rodrigues | 09/02/2018 22:22
O objetivo da reunião é informar os agricultores familiares das formas para quitar os débitos pendentes (Foto: Divulgação)
O objetivo da reunião é informar os agricultores familiares das formas para quitar os débitos pendentes (Foto: Divulgação)

Agricultores familiares de Mato Grosso do Sul se reuniram nesta sexta-feira (9) no auditório da Agraer (Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural), na Capital, para tirar dúvidas sobre os novos prazos para renegociação de dívidas de terras adquiridas com verba do Crédito Fundiário e Banco da Terra.

O prazo se encerra dia 27 de dezembro deste ano e o pagamento dentro do prazo garante desconto aos produtores uma forma de incentivar a adimplência. A reunião contou com a participação do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, e a deputada federal, Tereza Cristina.

"Mato Grosso do Sul conta com 19 associações e mais de 600 casos individuais que precisam buscar a renegociação. O que ganhamos com a nova lei? Ganhamos um prazo maior para que os agricultores familiares possam fazer a adesão e pagar as suas dívidas", explica a parlamentar sul-mato-grossense.

Primeiro, o produtor tem até o dia 31 de julho de 2018 para fazer a inscrição na Dívida Ativa da União e, posteriormente, devem fazer o pagamento até o dia 27 de dezembro de 2018, completa a deputada.

"Há uma tabela com os descontos oferecidos. Os agricultores familiares vieram para conversar com a equipe da Agraer, obter as informações necessárias e, posteriormente, repassar aos demais agricultores familiares da sua comunidade", frisa André Nogueira.

O diretor da Agraer ainda comenta que é "interessante que cada associação ou agricultor busque a Agraer para se informar melhor sobre a lei, ver o passo a passo e as documentações necessárias para a renegociação".

A Lei n.º 13.606/2018 foi promulgada a fim de estender o prazo estipulado na Lei n.º 13.340, que dava o prazo de regularização até o dia 29 de setembro de 2016. Esse prazo não foi o suficiente, sendo por isso publicada outra lei, a nº 13.465 que estendia o prazo para até 31 de julho de 2017.

Contudo, o prazo venceu e o banco não conseguiu colocar 12 mil contratos dentro dessa negociação. Então, para que essa fatia do público possa também ser atendida é que o Governo Federal sancionou mais uma lei, a n.º 13.606/2018, que prorrogou, novamente, o prazo para se efetuar a inscrição.

Nos siga no Google Notícias