ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Agricultores têm até janeiro para cadastrar área plantada com soja

Renata Volpe Haddad | 15/11/2016 09:13
Área plantada de soja precisa ser cadastrada até 10 de janeiro na Iagro. (Foto: Famasul)
Área plantada de soja precisa ser cadastrada até 10 de janeiro na Iagro. (Foto: Famasul)

Agricultores precisam realizar até 10 de janeiro, o cadastramento obrigatório de áreas de plantio de soja da safra 2016/2017, no Saniagro (Sistema de Atenção Animal da Iagro). A submissão das informações serve para o controle de dados relativos ao agronegócio de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), os produtores precisam utilizar o recurso para atualizar dados já cadastrados ou inserir novas informações e a ação é obrigatória, prevista em lei.

A norma prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática. Ou seja, o cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de defesa sanitária vegetal no Estado.

Quem não atualizar os dados ou não se cadastrar pode, conforme a lei, pagar multa. De acordo com o chefe da Divisão de Defesa Vegetal de Mato Grosso do Sul, Filipe Portocarrero Petelinkar, a falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações.

“A medida é protetiva. Precisamos saber quais propriedades estão plantando soja para monitorar e evitar grandes problemas com a sanidade vegetal”.

O cadastramento deve ser feito pelo site da Iagro

Nos siga no Google Notícias