ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Agropolo pode livrar Campo Grande da dependência na importação de hortifrútis

Fabiano Arruda | 23/01/2012 19:32

Expectativa é que implantação do projeto aumente produção em 50% na Capital dentro de dez anos

Pelo menos 80% dos produtos em Campo Grande vêm de fora do Estado. (Foto: Simão Nogueira)
Pelo menos 80% dos produtos em Campo Grande vêm de fora do Estado. (Foto: Simão Nogueira)

Com 80% do mercado interno de hortifrútis importado de 15 estados, Campo Grande aposta na implantação de pelo menos um agropolo neste ano para diminuir a alta dependência de produtos vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

A ideia surgiu em 2008, quando o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), visitou um projeto no Ceará. Caso implantado, a meta é aumentar de 20% para 50% a produção dentro de dez anos.

Na prática, o agropolo consiste num conglomerado de produtores que trabalharão e terão incentivos fiscais e de impostos, a serem concedidos pela prefeitura de Campo Grande, a exemplo dos incentivos no setor industrial.

“Temos que implantar um Prodes Rural (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande)”, sugeriu Edil Albuquerque, secretário municipal da Sedesc (Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Agronegócio).

Iniciado no ano passado, um diagnóstico, elaborado pela secretaria, está finalizado e foi encaminhado ao Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), segundo o secretário-adjunto da pasta, Natal Baglioni.

O estudo mapeia os fatores e necessidades determinantes para a implantação do agropolo na Capital.

“Temos um documento consistente, feito após mais de 70 reuniões para solicitar o recurso (junto ao ministério)”, comenta Natal, acrescentando que o projeto deve consumir R$ 29 milhões. “Neste ano vamos buscar, por meio da atuação política, a liberação desta verba”.

“Se 80% dos nossos produtos são importados significa que temos um mercado consistente. Há 40 anos, desde que o Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) foi inaugurado, não conseguimos passar dos 20% de participação”, complementou.

Tecnologia e o pequeno produtor - Um dos principais focos no projeto do agropolo será os pequenos produtores, que trabalham com a agricultura familiar, principalmente, originários de projetos de assentamento rural.

Em Campo Grande, atualmente, eles encabeçam a produção de alimentos orgânicos e comercializam diretamente nas pequenas feiras.

Para alavancar a produção, a ideia central, explica Natal, é investir em tecnologia. Ele utiliza como exemplo o emprego de uma tenda na cultura de tomates. Sem o mecanismo, a produção atinge 80 toneladas contra 160 com a cobertura, ilustra.

Diretor do Ceasa ressalta incremente de produção com possibilidade de implantação do agropolo, no entanto, pede investimento em tecnologia e assistência técnica. (Foto: Marlon Ganassin)
Diretor do Ceasa ressalta incremente de produção com possibilidade de implantação do agropolo, no entanto, pede investimento em tecnologia e assistência técnica. (Foto: Marlon Ganassin)

“Com utilização de tecnologia podemos gerar qualidade, competitividade e constância na oferta dos produtos. Precisamos que nosso produtor tenha capacidade competitiva”, prega.

Outra aposta de investimento tecnológico no projeto é a implantação de um distrito de irrigação. Desta forma, a expectativa é criar condições para produzir pelo menos 13 produtos, hoje importados de outros estados, como abacaxi, abóbora cabotiã, alho, banana, batata, berinjela, berraba, cebola, cenoura e goiaba.

Infraestrutura - A partir da liberação da verba, um dos primeiros passos para a implantação do agropolo é a aquisição de uma área, de 30 a 50 hectares, pela prefeitura, na zona rural.

O local deverá ter solo adequado e curso de água longe de qualquer risco de poluição e que não tenha chance de ser poluído nos próximos dez anos.

A partir de então, a prefeitura dota a área de infraestrutura básica com barragem, bombas adutoras, que levem a água para as partes altas do terrenos, além de distribuí-la para todos os lotes.

“Esta infraestrtura básica já existe”, afirmou o secretário-adjunto, sem revelar as possíveis localidades em que o agropolo pode ser instalado.

Baglioni explica que o local vai concentrar a produção de toda espécie de cultura e que os produtores terão seus lotes, a princípio, na forma de comodato.

Boa ideia - Para o diretor técnico financeiro da Ceasa-MS, Francisco Pacca, um dos principais diferenciais do projeto está no apoio para comercialização dos produtos.

“Hoje importamos fortemente a folhagem, como alface e rúcula, por conta da falta de tecnologia”, disse.

Devido a necessidade do investimento e criação de mecanismos tecnológicos, ele acredita que, caso o pólo seja criado, a prestação institucional de assistência técnica será fundamental.

Segundo Pacca, a criação do agropolo pode aumentar de 15% para 20% a capacidade de produção do Ceasa no Estado, cuja comercialização, ano passado, passou de 140 toneladas.

Nos siga no Google Notícias