ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

André defende sobretaxa a produtos europeus

Redação | 01/02/2008 15:57

Durante a reunião que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim da manhã desta sexta-feira (1º de fevereiro), em Brasília, o governador André Puccinelli (PMDB) defendeu uma "retaliação" do País para a medida tomada pela União Européia em suspender as importações de carne brasileiras, alegando que o Brasil não oferece garantias sanitárias suficientes.

Puccinelli, conforme a Agência Brasil, considerou a decisão como de "interesse econômico e financeiro", nada tendo a ver com questões sanitárias, e sugeriu a criação de sobretaxas para produtos importados da Europa. "Vamos levantar a nossa voz e, em último caso, se briga. Aumenta a alíquota de produtos que porventura importemos destes países e vejamos o que acontece. Coloca uma sobretaxa de 100%, 150% sobre os produtos que vêm da Inglaterra, Holanda, Irlanda e dos outros países da União Européia", sustentou Puccinelli.

O governador ainda afirmou que os europeus "estão palpitando demais, e querem manter a hegemonia colonizadora que a Europa teve". Puccinelli defendeu o diálogo de forma comercial "na mesma estatura e no mesmo tamanho". "Tem produtos que a comunidade européia traz para o Brasil? Tem. Importa? Importa. Vamos ver quais e vamos sancionar. Quero ver se demora muito esse embargo\", disparou. Mato Grosso do Sul é um dos principais exportadores de carne do Brasil. O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) lembrou que 40% da carne brasileira vendida no exterior sai do Estado.

Em nota, o Ministério da Agricultura classificou a decisão da UE de "injustificável e arbitrária" e negou falhas no sistema nacional de controle sanitário. Até 15 de fevereiro, o ministério enviará os relatórios de auditoria solicitados pelo bloco. Uma delegação européia virá ao Brasil em 25 de fevereiro para inspecionar o sistema de rastreabilidade brasileiro adotado em 300 fazendas selecionadas pela Comissão Européia. Segundo o Palácio do Planalto, durante a audiência, Lula propôs que a bancada de deputados do estado forme um grupo para discutir o assunto com a União Européia.

Nos siga no Google Notícias