ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

André diz que MS será modelo em identificação animal

Redação | 15/07/2009 20:15

Hoje à tarde o governador André Puccinelli (PMDB) acompanhou em uma propriedade rural da Capital o novo sistema de identificação e rastreabilidade animal que está sendo construído pelo governo. Ele declarou que a meta é fazer do Estado um modelo para o país e mundo.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, o governo está empenhado em um projeto de qualidade sanitária, que será formatado ao lado da classe produtora. Ela disse que o projeto de rastreabilidade blindará a pecuária, facilitará a operação do sistema de identificação e terá controle sobre a movimentação dos animais, sem burocracia e de forma totalmente auditável.

Um dos principais destaques do projeto é o seu caráter de alimentação instantânea ao sistema de dados da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A idéia é facilitar ao máximo o processo de emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) e a identificação individual dos animais durante embarques e desembarques, dando total segurança ao produto em todas as fases da produção.

Desenvolvido há mais de um ano, o sistema apresentado nesta tarde contempla a identificação individual animal por meio de brinco com chip eletrônico. Uma nova solução para a emissão da GTA também foi apresentada: por meio de um leitor e de cartão magnético com chip de dados - similar ao adotado nas transações financeiras

Nos siga no Google Notícias