ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

André diz que prefeitos "suplicaram" apoio contra Funai

Redação | 23/07/2009 07:53

O governador André Puccinelli (PMDB) diz que os prefeitos "suplicaram" apoio financeiro do Estado para terem condições de acompanhar e "confrontar" os estudos antropológicos feitos para demarcação de terras em Mato Grosso do Sul.

Os R$ 480 mil liberados pelo governo, a 26 prefeituras, serão geridos pela Assomasul (Associação dos Municípios de MS), depois de convênio assinado e publicado ontem em Diário Oficial do Estado.

Puccinelli justificou a ajuda de quase meio milhão como consequência da falta de confiança na Funai. Segundo ele, o órgão não tem cumprido acordos firmados com o Estado, como a divulgação prévia dos nomes dos profissionais que compõem as cinco equipes técnicas que farão os estudos.

O trabalho deveria começar no dia 20 de julho, mas só na segunda-feira a Funai publicou a relação dos grupos de trabalho em Diário Oficial. As vistorias acabaram adiadas para 5 de agosto.

Puccinelli não perdeu a chance de criticar novamente o processo. Segundo ele, "aéreas em estudo, como Fátima do Sul e Vicentina, nunca tiveram índios", e hoje são aldeias em litígio.

O governador garante que os recursos públicos liberados aos prefeitos são uma tentativa de evitar conflitos. "Existe clima de tensão e não queremos mortes", argumenta.

Nos siga no Google Notícias