ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Anemia em cavalos será tema de workshop na próxima semana

Priscilla Peres | 21/09/2016 12:47
(Foto: Nicoli Dichoff)
(Foto: Nicoli Dichoff)

A anemia equina será tema de workshop na próxima semana em Rio Verde de Mato Grosso - distante 207 km de campo Grande. A doença é incurável e a que mais afeta cavalos, burros, mulas e jumentos.

Coordenado pela Embrapa Pantanal, o evento acontece de 27 a 29 de setembro e vai abordar as características da doença, o diagnóstico, práticas de manejo e demais assuntos. Durante três dias haverá palestras, mesas redondas e reuniões entre pesquisadores e produtores rurais.

"O animal positivo rende menos, tem menos resistência. A gente observa, por exemplo, que na época em que o pasto está muito ruim e que o Pantanal enche, muitos animais contaminados morrem. Nós pudemos concluir que os positivos morrem mais cedo", afirma a pesquisadora Marcia Furlan, que coordena o projeto de pesquisa.

Como a doença nem sempre apresenta sintomas visíveis, Marcia conta que ela passa despercebida em muitas propriedades rurais. "Uma estratégia que alguns produtores usam é compensar o baixo desempenho dos animais positivos com mais animais na tropa. Só que, para manter mais animais, há necessidade de mais pasto e sal. Com isso, um pasto que não seria suficiente para uma tropa pequena, por exemplo, rende menos ainda com uma tropa maior", diz.

As palestras, apresentações e reuniões do projeto são gratuitas e abertas ao público em geral. O evento será realizado no Sindicato Rural de Rio Verde de Mato Grosso, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 130 - Centro de Rio Verde de Mato Grosso.

Nos siga no Google Notícias