ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Animais da raça Senepol vão ficar 280 dias em pastagens para avaliação genética

Renata Volpe Haddad | 12/06/2015 14:15
Animais que se destacarem nos 280 dias terão a genética ofertada para criadores da raça do Senepol.(Foto: Divulgação)
Animais que se destacarem nos 280 dias terão a genética ofertada para criadores da raça do Senepol.(Foto: Divulgação)

A 5º Edição da Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol, o PADs, vai selecionar animais de destaque com base em critérios técnicos de seleção, mostrando o melhoramento genético e divulgando os benefícios da raça. Os animais inscritos irão passar 280 dias em pastagens com qualidade alta, recebendo suplementação alimentar leve, para serem avaliados.

A prova tem início no dia 29 de junho, na Fazenda San Francisco, em Miranda, distante 201 km de Campo Grande. O animais que se destacarem serão classificados como elite na PADS, com genética ofertada para criadores da raça que desejam fazer o melhoramento genético com touros jovens.

Os demais touros classificados como Elite e Superiores no PADS serão ofertados para criadores que buscam aumentar a produtividade utilizando a raça Senepol na produção de pecuária.

Avaliação - Para o criador Roberto Folley Coelho, proprietário da Fazenda San Francisco, o PADS é uma referência na pecuária brasileira: “São nove meses a pasto abrangendo dois períodos do ano, o seco e o chuvoso, o que oportuniza aos animais mostrarem seu potencial produtivo em diversas condições", afirmou.

Para o zootecnista do Programa Geneplus e técnico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol, Lucas Nascimento Silva, durante o PADS são avaliadas características como tipo racial, peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação frigorífica, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. “Os touros que apresentarem melhores resultados irão para a central de coleta de sêmen e distribuído através do ATJ-Plus – Avaliação de Touro Jovem", explicou.

A organização é do Núcleo Brasileiro de Melhoramento do Senepol, com supervisão do Programa Geneplus, serviço especializado de melhoramento genético animal da Embrapa Gado de Corte.

Nos siga no Google Notícias