A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

30/07/2010 11:42

Anuário aponta disparada na produtividade agrícola de MS

Redação

No próximo mês será lançado em Campo Grande o Anuário Agroalimento, que aponta a evolução da produção agrícola de Mato Grosso do Sul, elaborado por Marco Antônio Gehlen, jornalista e mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através de parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

A publicação aponta que desde a criação do Estado, pouco mais de três décadas, a área cultivada cresceu 113% mas a produtividade média por hectare subiu 236% fazendo com que a produção total de grãos aumentasse em 617%. Conforme o estudo, o principal incremento nos últimos anos tem se dado pela incorporação de tecnologias que proporcionaram o aumento do rendimento médio das áreas, com consequente expansão da produção estadual.

Ainda na safra de 1977/1978, as lavouras cultivadas com grãos ocupavam 1,353 milhão de hectares em MS, com produção total de 987,2 mil toneladas de produtos agrícolas. Já na safra 2008/2009, a área cultivada alcançou 2,888 milhões de hectares, com produção em torno de 7 milhões de toneladas de grãos.

A revista com 200 páginas, dirigida a produtores rurais ligados a Famasul e a entidades do segmento, será lançada em agosto. Traz informações detalhadas sobre a produção agropecuária de onze principais culturas produzidas no Estado: carne bovina, soja, milho, carne de frango, leite, arroz, trigo, carne suína, carne ovina, algodão e cana-de-açúcar (açúcar e etanol).

Os dados publicados na edição 2010 são relativos aos doze meses do ano de 2009, o que caracteriza a obra como um balanço anual da produção, produtividade, área cultivada, rebanhos, cotações e exportações dos principais produtos do agronegócio sul-mato-grossense.

A produção do material também teve parceria da Abiec, do frigorífico JBS, da Biosul, da Aprosoja Brasil, do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions