ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Anuário aponta disparada na produtividade agrícola de MS

Redação | 30/07/2010 11:42

No próximo mês será lançado em Campo Grande o Anuário Agroalimento, que aponta a evolução da produção agrícola de Mato Grosso do Sul, elaborado por Marco Antônio Gehlen, jornalista e mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através de parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

A publicação aponta que desde a criação do Estado, pouco mais de três décadas, a área cultivada cresceu 113% mas a produtividade média por hectare subiu 236% fazendo com que a produção total de grãos aumentasse em 617%. Conforme o estudo, o principal incremento nos últimos anos tem se dado pela incorporação de tecnologias que proporcionaram o aumento do rendimento médio das áreas, com consequente expansão da produção estadual.

Ainda na safra de 1977/1978, as lavouras cultivadas com grãos ocupavam 1,353 milhão de hectares em MS, com produção total de 987,2 mil toneladas de produtos agrícolas. Já na safra 2008/2009, a área cultivada alcançou 2,888 milhões de hectares, com produção em torno de 7 milhões de toneladas de grãos.

A revista com 200 páginas, dirigida a produtores rurais ligados a Famasul e a entidades do segmento, será lançada em agosto. Traz informações detalhadas sobre a produção agropecuária de onze principais culturas produzidas no Estado: carne bovina, soja, milho, carne de frango, leite, arroz, trigo, carne suína, carne ovina, algodão e cana-de-açúcar (açúcar e etanol).

Os dados publicados na edição 2010 são relativos aos doze meses do ano de 2009, o que caracteriza a obra como um balanço anual da produção, produtividade, área cultivada, rebanhos, cotações e exportações dos principais produtos do agronegócio sul-mato-grossense.

A produção do material também teve parceria da Abiec, do frigorífico JBS, da Biosul, da Aprosoja Brasil, do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Nos siga no Google Notícias