ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Aplicação do projeto Estado Carbono Neutro vai começar pela pecuária

Renata Volpe Haddad | 09/03/2016 12:41
Governador Reinaldo Azambuja assinou nesta quarta-feira (9), Declaração de Interesses para suporte técnico à estruturação e desenvolvimento do Projeto Estado Carbono Neutro. (Foto: Marcos Ermínio)
Governador Reinaldo Azambuja assinou nesta quarta-feira (9), Declaração de Interesses para suporte técnico à estruturação e desenvolvimento do Projeto Estado Carbono Neutro. (Foto: Marcos Ermínio)

Durante a abertura da 11º Dinapec (Dinâmica da Agropecuária), realizada nesta quarta-feira (9) houve a assinatura da Declaração de Interesses que vai dar suporte técnico e metodológico à estruturação e desenvolvimento do Projeto Estado Carbono Neutro, primeiramente na pecuária.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o projeto é um grande desafio. "Demos um grande passo com a recuperação de pastagens degradadas, inserimos dois milhões de hectares que acabam consumindo grande quantidade de carbono e com o projeto temos tudo para sairmos na frente e sermos o primeiro Estado carbono neutro efetivando essas ações", alega.

Conforme o secretário da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Verruck, com a assinatura da Declaração de Interesses, a WRI Brasil, juntamente com a Embrapa Gado de Corte e Governo do Estado, vão trabalhar especificamente com a pecuária.

"A Embrapa sabe como trabalhar isso, a WRI tem toda uma questão de metodologia de cálculo de todas as emissões e tudo aquilo que podemos neutralizar", informa.

Ainda segundo Verruck, a meta do programa é que Mato Grosso do Sul em prazo de cinco anos seja o primeiro Estado carbono zero.

"Falamos de neutralização, sendo que tudo que se emite, nós capturamos, mas para isso precisamos reduzir a emissão e ontem (8) demos o primeiro passo quando lançamos a recuperação de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas e com isso vamos ter mais gado que vai gerar mais emissão, mas quando melhora a qualidade do pasto, se caminha para a melhoria da pecuária em menos áreas", comenta.

Após isso, o programa vai além da pecuária e vai abranger indústrias, emissões urbanas para que efetivamente se prove que o Estado é livre de carbono.

Assinaram a Declaração de Interesses, o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cléber Oliveira Soares, a diretora executiva da WRI Brasil, Rachel Biderman, secretário Jaime Verruck e o governador Reinaldo Azambuja.

Nos siga no Google Notícias