ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Após 90 dias de vazio sanitário, plantio de soja começa na segunda-feira

Renata Volpe Haddad | 14/09/2017 07:56
Período de 90 dias acontece todos os anos para proteger lavouras da ferrugem asiática. (Foto: Aprosoja/MS)
Período de 90 dias acontece todos os anos para proteger lavouras da ferrugem asiática. (Foto: Aprosoja/MS)

O período de vazio sanitário de 90 dias, encerra amanhã (15) e o plantio de soja em Mato Grosso do Sul, começa oficialmente na próxima segunda-feira (18).

Foram 90 dias sem que os produtores pudessem plantar soja ou milho. A medida é uma forma de combater a ferrugem asiática, que é um fungo que causa perdas consideráveis de produtividade.

Quem descumpre a lei das normas do vazio, pode ser autuado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e multado em ate mil UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 24,66.

O período de 90 dias foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar é de 55 dias. O grão não pode ser plantado nesse prazo e, além disso, todas as plantas voluntárias - conhecidas como guaxas ou tigueras - devem ser eliminadas das propriedades, seja por meio de processos mecânicos ou químicos.

O lançamento oficial do plantio da soja no dia 18, acontece na Fazenda Jotabasso, em Ponta Porã. Na programação serão apresentados dados e estimativas de produção e produtividade para o cultivo de soja no próximo ciclo.

Na safra 2016/2017, a colheita de soja em Mato Grosso do Sul, foi de 9 milhões de toneladas, sendo recorde no Estado.

Nos siga no Google Notícias